metropoles.com

Onze estados tiveram alta de mortes por semana entre junho e agosto

Por outro lado, durante o período, houve diminuição nos óbitos de 15 unidades da Federação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A quantidade de mortes por semana epidemiológica em decorrência da Covid-19 se estabilizou em torno de 7 mil, isso representa mil brasileiros em média morrendo por dia. Mas a situação varia em cada estado do Brasil. O platô de novas contaminações por coronavírus no país é resultado de alta em 11 estados e queda em outros 15. Um está estável.

O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, usou as informações fornecidas diariamente pelo Ministério da Saúde para calcular o número de mortes por semana desde 28 de junho até a última semana epidemiológica completa, encerrada no sábado (15/8).

A primeira semana da amostra (28/6 a 4/7) foi comparada com a última (9/8 a 15/8) para determinar quais unidades da Federação (UF) apresentaram alta ou baixa na quantidade de pessoas que perderam a vida por conta do coronavírus. O cenário é significativamente diferente entre os diversos estados.

Em Santa Catarina, por exemplo, houve uma alta de 340,5%, de 79 para 384 óbitos. Na outra ponta está Roraima, com uma redução de 76,7%. No estado do Norte, as mortes passaram de 83 para 21. O gráfico a seguir mostra como foi a evolução da pandemia em cada UF.

O Distrito Federal está entre as UFs em pior situação, as mortes por semana têm crescido continuamente desde junho. A alta entre a primeira e a última semana epidemiológica analisada é de 83,6%. É o sétimo maior crescimento no período.

Quando se compara a curva de cada estado com a do Brasil, é possível ver o platô nacional na quantidade de casos e mortes. Já nos estados, percebe-se que cada coluna vai ficando maior à medida que as semanas passam. A seguir, um gráfico com as mortes semanais em todo o país:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?