ONU lamenta morte de João Pedro e faz apelo pela juventude negra brasileira
O garoto, de apenas 14 anos, foi morto nessa segunda-feira durante uma operação na comunidade do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ)
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu uma nota, nesta sexta-feira (22/05), em solidariedade aos familiares de João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, que morreu nessa segunda-feira (18/05) durante uma operação policial, na comunidade do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ). O documento também registra um apelo pela vida da juventude negra no Brasil. “A morte de João Pedro, assim como a de muitos e muitas adolescentes e jovens, majoritariamente negros e do sexo masculino, nos mostra o quão urgente é a necessidade de intensificar esforços e investimentos para reverter esse quadro”, afirmou a ONU.
Na nota, a ONU também ressaltou as inconsequências de algumas ações de forças de segurança. “Nos preocupa particularmente o aumento de letalidade em consequência de ações das forças de segurança. João Pedro é mais um desses adolescentes negros que não atingiu a juventude, não conseguiu vencer o conjunto de vulnerabilidades às quais esteve sujeito em sua curta existência.”