ONU escolhe Belém para ser sede da COP 30
Presidente, chanceler e governador divulgaram a escolha de Belém, no meio da Amazônia, para sediar conferência sobre mudança do clima
atualizado
Compartilhar notícia
O governo brasileiro confirmou, nesta sexta-feira (26/5), a escolha da capital do estado do Pará, Belém, para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O evento está marcado para ocorrer em novembro de 2025.
A escolha foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), ao lado do chanceler Mauro Vieira e do governador paraense, Helder Barbalho (MDB). De acordo com o chanceler brasileiro, a escolha foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de maio, quinta-feira passada.
“Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito em novembro do ano passado na última reunião da COP, no Egito, na cidade de Sharm El-Sheik. Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”, ressalta o ministro das Relações Exteriores.
Veja o anúncio:
Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP… pic.twitter.com/exjqTTeuyt
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
“Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”, comemorou Barbalho.
A candidatura de Belém foi oficializada em janeiro. O evento reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e o aquecimento global e é realizado anualmente. A última edição, a COP27, aconteceu no Egito, em novembro do ano passado.
A COP28, a ser realizada em novembro de 2023, será em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP29, em 2024, não tem sede definida, mas a Austrália é a principal candidata. Agora, o Brasil foi confirmado para sediar a conferência em 2025.