metropoles.com

ONU elogia decisão do STF que rejeitou o Marco Temporal

A tese do Marco Temporal defende que apenas terras indígenas ocupadas até a promulgação da Constituição poderão ser demarcadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Indígenas em frente ao Supremo Tribunal Federal STF durante a votação do Marco Temporal - Metrópoles
1 de 1 Indígenas em frente ao Supremo Tribunal Federal STF durante a votação do Marco Temporal - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O alto comissariado de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma nota em que elogia a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou a tese jurídica sobre o Marco Temporal, a favor dos povos indígenas.

Pelo Marco Temporal, apenas as terras indígenas ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, poderão ser demarcadas. Entendimento é criticado por líderes dos povos originários.

A porta-voz do alto comissariado, Marta Hurtado, afirma que limitar a demarcação das terras indígenas pode trazer graves consequências.

“Limitar a demarcação dessa forma teria consequências extremamente graves, incluindo impedir que essas comunidades retornassem às terras das quais haviam sido expulsas e desfrutassem dos direitos humanos associados. Também teria perpetuado e agravado injustiças históricas sofridas pelos povos indígenas do Brasil”, disse Marta Hurtado.

Além disso, a porta-voz alerta para a discussão no Congresso Nacional sobre o Marco Temporal. Um projeto de lei tenta constitucionalizar a tese jurídica, o texto é defendido por parlamentares ligados ao agronegócio.

Segundo Marta Hurtado, o alto comissariado de direitos humanos da ONU pede uma rápida resolução sobre o tema, e destaca que é importante que o acesso dos povos indígenas às suas terras não seja impedido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?