ONS reduz previsão de chuva para dezembro em hidrelétricas do Sudeste
Hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste devem receber 78% da média histórica de chuvas de dezembro, enquanto a última previsão era de 97%
atualizado
Compartilhar notícia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, nesta sexta-feira (10/12), um boletim semanal que aponta redução nas projeções de chuvas em dezembro para hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, locais em que estão as maiores usinas do Brasil. O órgão também prevê reservatórios em níveis menores.
Segundo os dados, as hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste receberão 78% da média histórica de chuvas de dezembro. Na previsão anterior, esse valor era de 97%. Os reservatórios dessas regiões devem atingir 22,6% da capacidade até o fim deste mês. A última projeção era de 25,7%.
No Sul, a previsão também diminui: 32% da média histórica do mês, diante de 41% na projeção anterior. As hidrelétricas do Nordeste, entretanto, tiveram um aumento nas previsões: receberão o equivalente a 82% da média histórica, quando a previsão da última semana era de 77%.
Além disso, o ONS prevê uma queda de 0,6% na carga de energia elétrica. Na semana anterior, a projeção era de um aumento de 0,9%.
A redução nos indicadores é um indicador negativo e acende um alerta no governo, principalmente depois de os reservatórios terem passado por uma seca severa neste ano.