ONS recomenda o acionamento de termoelétricas por falta de chuvas
Operador Nacional do Sistema Elétrico destaca a estiagem, em especial, na região Norte, responsável por grande parte da geração de energia
atualizado
Compartilhar notícia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu um comunicado, nesta terça-feira (20/8), em que recomenda o acionamento de usinas termoelétricas a partir de outubro deste ano, diante da falta de chuvas em diferentes regiões do Brasil.
O ONS destaca que não há problemas no atendimento energético e que o Sistema Interligado Nacional (SIN) possui recursos suficientes para atender a demanda por energia no Brasil.
O operador destaca que há alguns meses tem sido reportado um volume abaixo da Média de Longo Termo (MLT) de água que chega ao reservatório de uma usina hidrelétrica que pode ser transformada em energia.
“Com as chuvas abaixo do esperado, há uma menor disponibilidade de recursos hidráulicos, especialmente na região Norte do país, cuja contribuição para o atendimento à ponta de carga é fundamental”, ressalta o ONS.
Sendo assim, o operador recomenda o uso de medidas adicionais, em especial para o período noturno, em que há o maior consumo de energia.
Além do uso de termoelétricas, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomenda:
- Minimizar o despacho das usinas hidrelétricas do subsistema Norte, para preservação dos recursos hídricos;
- Maximização da disponibilidade de potência ao final do período seco.