metropoles.com

ONS: apagão no Rio e em Minas não tem relação com crise hídrica

O apagão afetou 13 cidades do Rio de Janeiro e ao menos 62 municípios de Minas Gerais na noite deste sábado (18/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
luz, apagão, energia
1 de 1 luz, apagão, energia - Foto: iStock

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão que afetou parte da região Sudeste na noite deste sábado (18/9) ocorreu por conta de um desligamento da subestação de Rocha Leão, no município de Rio das Ostras (RJ). O órgão afirmou neste domingo (19/9) que a ocorrência não teve relação com a crise hídrica do país.

De acordo com o ONS, o desligamento total ocorreu às 21h21 de sábado. Serão avaliadas as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.

O apagão afetou 13 cidades do Rio de Janeiro e ao menos 62 municípios de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento havia sido normalizado.

A subestação pertence a Furnas que, segundo o portal G1, já tinha admitido a falha neste domingo por meio de nota. “As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou a empresa.

Já a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela pane, detalhou que “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?