ONS: apagão no Rio e em Minas não tem relação com crise hídrica
O apagão afetou 13 cidades do Rio de Janeiro e ao menos 62 municípios de Minas Gerais na noite deste sábado (18/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão que afetou parte da região Sudeste na noite deste sábado (18/9) ocorreu por conta de um desligamento da subestação de Rocha Leão, no município de Rio das Ostras (RJ). O órgão afirmou neste domingo (19/9) que a ocorrência não teve relação com a crise hídrica do país.
De acordo com o ONS, o desligamento total ocorreu às 21h21 de sábado. Serão avaliadas as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.
O apagão afetou 13 cidades do Rio de Janeiro e ao menos 62 municípios de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento havia sido normalizado.
A subestação pertence a Furnas que, segundo o portal G1, já tinha admitido a falha neste domingo por meio de nota. “As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou a empresa.
Já a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela pane, detalhou que “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.