ONG faz churrasquinho de protesto no Touro de Ouro na Bolsa de SP
Touro de Ouro, inaugurado nessa semana em SP, faz alusão a um dos símbolos da Bolsa de Valores americana, localizada em Wall Street
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Inaugurado nessa semana, o Touro de Ouro, da Bolsa de Valores de São Paulo, foi alvo de mais um protesto na noite desta quinta-feira (18/11). A escultura localizada na Rua XV de Novembro foi o cenário escolhido pela organização não-governamental (ONG) SP Invisível para receber um churrasquinho.
“Para lembrar que esse Touro de Ouro não significa nada para as pessoas em situação de rua, nossos irmãos e irmãs”, afirmou a ONG, em seu perfil no Instagram, sobre a ação na região da capital paulistana conhecida por abrigar pessoas em situação de rua.
O vídeo divulgado pela ONG mostra várias pessoas comendo carne e outra na fila para pegar um espetinho. O registro também traz o depoimento de um homem gravado durante o churrasquinho.
“Se você chegar a um grande investidor, ele vai estar bem, porque ele está no topo. Porém para quem está em situação de rua, para quem depende da reciclagem ou até mesmo da caridade do irmão para estar se alimentando, isso aqui não significa nada”, diz Thiago apontando para o Touro de Ouro.
O homem tem 39 anos e está em situação de rua na Praça da Sé, que é próxima à Bolsa de Valores de São Paulo. Ao divulgar o churrasquinho no Touro de Ouro, a ONG SP Invisível chamou o Brasil de “terra da desordem e retrocesso”.
“Debatemos significado, estética e política, enquanto 116 milhões de brasileiros vivem a insegurança alimentar e famílias inteiras comem do lixo para sobreviver”, afirmou a organização.
Fome
Apenas um dia após sua inauguração, o Touro de Ouro foi alvo de protestos na manhã da quarta (17/11). Grupos colaram cartazes com os dizeres “fome” na estátua do centro da cidade, inspirada em uma similar que fica em Wall Street, em Nova York.
“O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”, escreveram nas redes sociais os coletivos responsáveis pela chamada “ação simbólica”, Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz Liberdade.
Alusão à estátua americana
O Touro de ouro foi inaugurado na terça-feira (16/11), em frente ao prédio da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, na Rua XV de Novembro, no centro de São Paulo.
A estátua faz alusão a um dos símbolos da Bolsa de Valores americana: um touro de bronze esculpido em 1989 e localizado em Wall Street, centro financeiro em Manhattan, Nova York.
A novidade foi desenvolvida pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli, que apresentou a obra juntamente com Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Pablo Spyer, apresentador e influenciador digital.
A empresa afirma que a estrutura representa “a força e a resiliência do povo brasileiro” para valorizar o centro histórico de São Paulo e o “desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil”.
“O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada”, disse Finkelsztain.
A obra foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva. A estrutura tem 5,10 metros de comprimento, 3 de altura e 2 de largura.