metropoles.com

ONG ajuda escolas a alcançar Ideb maior que a média municipal do Rio

70% das escolas atendidas pela ONG Parceiros da Educação Rio possuem o Ideb maior do que a média do município do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Leo Munhoz/Arquivo NSC
Pessoa escrevendo em caderno em primeiro plano. Em segundo plano, outras pessoas estudam em uma sala de aula concurso - Metrópoles
1 de 1 Pessoa escrevendo em caderno em primeiro plano. Em segundo plano, outras pessoas estudam em uma sala de aula concurso - Metrópoles - Foto: Leo Munhoz/Arquivo NSC

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a cidade do Rio de Janeiro subiu no ranking nacional em relação aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O Ideb é o indicador responsável por avaliar o sistema educacional brasileiro.

Nos anos iniciais, que correspondem do 1º ao 5º, a rede municipal subiu da 14ª posição para a 8ª, com nota 6.0. No levantamento anterior, o Rio tinha alcançado a pontuação de 5.4 na mesma etapa avaliada.

O alcance desse resultado também é mérito da uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a ONG Parceiros da Educação Rio, que fez o trabalho de acompanhamento pedagógico, formação de professores, alfabetização e reforço escolar, investindo na melhora do ensino público.

Com esse trabalho, a ONG melhorou em 20% o resultado das 25 melhores escolas do município no Ideb. Hoje, 70% das escolas que contam com o apoio da Parceiros da Educação Rio apresentam o Ideb maior que a média do município do Rio de Janeiro.

Na Penha, região da 4ª Coordenação Regional de Ensino (CRE), três escolas municipais se destacam: a Escola Municipal (E.M) João de Deus, média 7.7, com a liderança do Ideb na região; a E.M Suíça, com 7.5, na segunda posição; e a E.M Ministro Afrânio Costa, com 6.5. A 2ª CRE, foi a terceira melhor da cidade, com a E.M Pedro Ernesto alcançando 7.3.

Ao todo, 40 escolas são atendidas pela ONG e quatro delas estão entre as 10 melhores do município do Rio.

Reconhecimento

O diretor executivo da Parceiros da Educação Rio, Luiz Octavio Lima, explica que é importante o reconhecimento dos avanços feitos, mas que ainda há muito a se fazer pela educação do Rio de Janeiro.

“De 2019 a 2023, o Ideb do 5º ano das escolas parceiras cresceu 7%, de 6,0 para 6,4. No mesmo período, o município do Rio de Janeiro avançou 3%, de 5,8 para 6,0. Além do trabalho de mentoria e acompanhamento pedagógico com os gestores das escolas, de formação continuada para os professores, de reforço escolar e entrega de óculos de grau para os alunos, a Parceiros proporciona uma rede de escuta e troca de boas práticas, fomentando assim uma cultura de inovação, resiliência e foco na aprendizagem das crianças. Temos muito ainda por fazer, mas é importante reconhecermos e comemorarmos os avanços, o trabalho continua”, conta o diretor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?