ONG ajuda escolas a alcançar Ideb maior que a média municipal do Rio
70% das escolas atendidas pela ONG Parceiros da Educação Rio possuem o Ideb maior do que a média do município do Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a cidade do Rio de Janeiro subiu no ranking nacional em relação aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O Ideb é o indicador responsável por avaliar o sistema educacional brasileiro.
Nos anos iniciais, que correspondem do 1º ao 5º, a rede municipal subiu da 14ª posição para a 8ª, com nota 6.0. No levantamento anterior, o Rio tinha alcançado a pontuação de 5.4 na mesma etapa avaliada.
O alcance desse resultado também é mérito da uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a ONG Parceiros da Educação Rio, que fez o trabalho de acompanhamento pedagógico, formação de professores, alfabetização e reforço escolar, investindo na melhora do ensino público.
Com esse trabalho, a ONG melhorou em 20% o resultado das 25 melhores escolas do município no Ideb. Hoje, 70% das escolas que contam com o apoio da Parceiros da Educação Rio apresentam o Ideb maior que a média do município do Rio de Janeiro.
Na Penha, região da 4ª Coordenação Regional de Ensino (CRE), três escolas municipais se destacam: a Escola Municipal (E.M) João de Deus, média 7.7, com a liderança do Ideb na região; a E.M Suíça, com 7.5, na segunda posição; e a E.M Ministro Afrânio Costa, com 6.5. A 2ª CRE, foi a terceira melhor da cidade, com a E.M Pedro Ernesto alcançando 7.3.
Ao todo, 40 escolas são atendidas pela ONG e quatro delas estão entre as 10 melhores do município do Rio.
Reconhecimento
O diretor executivo da Parceiros da Educação Rio, Luiz Octavio Lima, explica que é importante o reconhecimento dos avanços feitos, mas que ainda há muito a se fazer pela educação do Rio de Janeiro.
“De 2019 a 2023, o Ideb do 5º ano das escolas parceiras cresceu 7%, de 6,0 para 6,4. No mesmo período, o município do Rio de Janeiro avançou 3%, de 5,8 para 6,0. Além do trabalho de mentoria e acompanhamento pedagógico com os gestores das escolas, de formação continuada para os professores, de reforço escolar e entrega de óculos de grau para os alunos, a Parceiros proporciona uma rede de escuta e troca de boas práticas, fomentando assim uma cultura de inovação, resiliência e foco na aprendizagem das crianças. Temos muito ainda por fazer, mas é importante reconhecermos e comemorarmos os avanços, o trabalho continua”, conta o diretor.