metropoles.com

Onda de lama pode chegar a Colatina, no Espírito Santo, com até 1,5 metro

A administração do município prevê que as barragens ao longo da bacia, que estão sendo esvaziadas para conter a onda, ajudem a diminuir a velocidade e a reter parte da lama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Reprodução
barragem1
1 de 1 barragem1 - Foto: TV Globo/Reprodução

A onda de lama com rejeitos de minério da Samarco pode chegar à cidade de Colatina, no Espírito Santo, com altura de até 1,5 metro. O município deve ser atingido nesta terça-feira (10/11), e a projeção da prefeitura tem como base dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O governo do Espírito Santo montou um comitê de emergência para atender as cidades de Linhares, Baixo Guandu, além de Colatina.

O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT), afirmou nesta segunda-feira (9), que a cidade não deve atravessar problemas de inundação. A lama, que se desloca pela calha do Rio Doce, atingiu a cidade de Governador Valadares, em Minas, e atingiu pico máximo de dois metros. “Lá o Rio Doce é mais estreito, aqui a projeção de no máximo 1,5 metro está mantida pela CPRM e não teremos problemas de inundação”, disse Deptulski.

A administração municipal prevê que as barragens ao longo da bacia, que estão sendo esvaziadas para conter a onda, ajudem a diminuir a velocidade e a reter parte da lama. “Temos ainda mais duas barragens para chegar aqui”, afirmou o prefeito de Colatina Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal estão percorrendo o Rio Doce, para alertar a população ribeirinha e pescadores.

Também está prevista a suspensão da captação de água a partir da chegada da onda de lama, até que sejam feitas análises sobre o impacto na qualidade da água. O abastecimento deve acontecer por meio caminhão-pipa. Outras cidades, como Linhares, também devem ceder água para o município.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?