metropoles.com

Onda de calor extremo já tem data para acabar. Veja quando

Início do outono nesta semana pode fazer os termômetros baixarem a temperatura e o calor dar um tempo nas principais capitais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra termômetro marcando 41°C calor - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra termômetro marcando 41°C calor - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

As chuvas podem trazer esperança para os brasileiros nesta semana: uma folga do calor. Tudo indica que, com o início do outono, as temperaturas podem diminuir na parte final de março.

Um alívio depois de um fim de semana em que o Rio de Janeiro atingiu sensação térmica de 62,3°C, e São Paulo teve o dia mais quente do ano, com 34,7ºC.

A nova estação começa na quarta-feira (20/3), mais especificamente às 17h51. A meteorologia aposta que já no primeiro dia será possível ver o tempo mudando, com a chegada de uma frente fria.

De acordo com informações do site Climatempo, partes do Rio Grande do Sul vão receber temporais no primeiro dia de outono, e as chuvas também estão previstas para regiões da serra e Porto Alegre.

Santa Catarina, Paraná e São Paulo vão precisar esperar por temperaturas mais amenas, mas já terão chuvas do meio para o fim de semana. Assim como o leste e sul do Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro.

Com essa nova frente fria, o bloqueio atmosférico que segurava o calor vai embora. E o fim de semana pode vir com temperaturas mais baixas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Nordeste, tempo muito instável, com nuvens carregadas. Tempo seco mesmo só no Recôncavo Baiano e no centro-norte da Bahia, no sul e litoral de Sergipe. As chuvas mais fortes devem ocorrer no Piauí e Ceará.

Já na Região Norte, também muita instabilidade e chuva, intercalando com períodos de sol. Pará, Amapá e Amazonas devem sofrer mais com as tempestades.

La Niña também ajudará com calor mais ameno

O fenômeno La Niña também deve fazer com que as temperaturas fiquem mais amenas, mas isso no trimestre de junho, julho e agosto. De acordo com relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), é nesse período que o La Niña vai agir.

Isso significa resfriamento do oceano Pacífico Equatorial central e leste, além de alteração conjunta da circulação atmosférica tropical, ventos, pressão e chuvas.

No Brasil, o Sul terá menos chuvas, enquanto no Norte as precipitações ficam mais fortes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?