Nova onda de calor: mais da metade das capitais deve passar dos 30ºC
De acordo com o Inmet, 17 capitais devem ser mais afetadas pelo calor, principalmente, as da região centro-sul do país
atualizado
Compartilhar notícia
Os próximos dias têm tudo para ser de temperaturas mais elevadas em toda a região centro-sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em razão da nova onda de calor que atinge o Brasil, 17 capitais brasileiras devem ter máximas superiores a 30ºC durante o fim de semana.
Conforme o órgão, após uma frente fria que derrubou as temperaturas e bateu recordes de frio em algumas cidades, uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central, o que favorece o retorno do calor.
O meteorologista do Climatempo Fábio Luengo aponta que, a partir desta sexta-feira (16/8), já começa a ser formar um bloqueio atmosférico que impede, por alguns dias, o avanço de novas massas de ar frio.
O fenômeno deve ser semelhante às últimas ondas de calor que aconteceram no Brasil. O sistema intensifica a circulação de ventos quentes no interior do país, impedindo o avanço de frentes frias.
Calor nos próximos dias
Segundo o Climatempo, o calor deve ganhar mais força a partir de sábado (17/8), com as temperaturas aumentando gradativamente ao longo dos dias. A expectativa é que a onda de calor se estabeleça no domingo (18/8) e se estenda até a próxima quinta-feira (22/8).
Segundo Luengo, por agosto ainda ser o mês mais para o fim do inverno, já começa a adquirir algumas características da primavera – como um aquecimento maior ao longo da tarde. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar, que já estava em baixos níveis, pode atingir marcas preocupantes.
Aumento nas temperaturas
A previsão aponta para o aumento da temperatura entre 5º e 7º acima da média nos próximos dias. As áreas mais afetadas pelo tempo seco e pelo calor devem ser: norte do Rio Grande do Sul; todo o estado de Santa Catarina; área central do Paraná e sudoeste paulista; leste de Mato Grosso do Sul e leste de Mato Grosso.
Todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além de boa parte do Centro-Oeste, também devem ter temperaturas acima da média para o período. A previsão é que, nessas áreas, os termômetros registrem marcas até 3°C acima da média.
Os meteorologistas também comentam que não está descartada a possibilidade de novos recordes pontuais de temperatura nos próximos dias – dessa vez, com marcas recordes de calor para o mês de agosto.
Algumas cidades do Centro-Oeste e norte de Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40°C.
Níveis críticos de umidade
Além de elevar os termômetros em boa parte do país, a onda de calor deve fazer com que o clima fique ainda mais seco, deixando a umidade relativa do ar em níveis críticos.
A previsão é de que a umidade fique abaixo dos 20% em grande parte da região central, justamente a mais afetada pela onda de calor.
O Inmet destaca os baixos níveis previstos para o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso, Goiás, além da parte oeste dos estados do Nordeste.
O órgão orienta que a população se hidrate bastante e evite desgastes físicos nos períodos mais secos e quentes do dia, principalmente no fim da manhã e no início da tarde.