Onda de calor atingirá 15 estados e o DF a partir desta 5ª. Veja quais
Essa será a nona onda de calor a ser registrada no país apenas neste ano. Temperaturas podem passar dos 40ºC em diversas cidades
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova onda de calor atingirá o Brasil nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros de diversas cidades brasileiras, a partir desta quinta-feira (14/12), devem registrar 5ºC acima da média no período de três a cinco dias seguidos.
O Inmet alertou, nessa terça-feira (12/12), para a ocorrência de uma onda de calor entre quinta e domingo (17/12). O alerta é laranja, o que representa um grau de perigo. De acordo com o órgão, o fenômeno atingirá 15 estados, além do Distrito Federal.
Confira quais:
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Espírito santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Tocantins.
Essa é a 9ª onda de calor a atingir o país apenas este ano.
Segundo o Inmet, uma forte massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil. As temperaturas, em algumas cidades do Brasil, podem passar da casa dos 40ºC em diversas cidades brasileiras.
Onda de calor
As ondas de calor que atingiram o país este ano têm relação com o El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. Além disso, a ocorrência de eventos extremos, como as ondas de calor, têm influência do aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.
Durante a última onda de calor, que se estendeu no período de 9 a 19 de novembro, a cidade mineira de Araçuaí, localizada a pouco mais de 670 km da capital do estado, registrou a maior temperatura já aferida na história do Brasil.
De acordo com o instituto, a cidade alcançou 44,8°C em 19 de novembro, a maior temperatura já registrada no país. Até então, o recorde era da cidade de Bom Jesus, no Piauí, onde os termômetros bateram 44,7°C em 21 de novembro de 2005.