Onça passeia por condomínio de cidade vizinha a Goiânia; vídeo
Animal foi flagrado andando na grama e na rua da parte externa de condomínio na região metropolitana de Goiânia. Onça parece ser adulta
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma onça-parda foi flagrada enquanto caminhava tranquilamente por um condomínio residencial em Senador Canedo, na região metropolitana da capital goiana. O fato aconteceu na tarde de domingo (7/11). As imagens foram registradas por uma moradora do local. O condomínio fica localizado próximo a uma região de mata.
O vídeo mostra a onça andando pela grama e na rua da parte externa do condomínio. O felino parece ser um animal adulto e não apresentava ferimentos.
Veja o vídeo:
Segundo moradores, o animal teria tentado saltar por cima da grade do condomínio. No entanto, como o metal escorregadio, ele não conseguiu. Uma cerca elétrica também teria dificultado o acesso do felino ao interior do residencial. O animal teria ficado rondando a região até desaparecer.
Na tentativa de localizar a onça-parda, o Corpo de Bombeiros e a polícia ambiental estiveram no local. No entanto, até o momento, não há notícias da captura do animal. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi acionado.
Habitat
A onça-parda também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão baio, é a segunda maior espécie de felino do Brasil e vive solitária. Os animais têm o corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento e a altura pode chegar a 63 centímetros.
Pesquisas apontam que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.
A pelagem tem coloração uniforme, que varia entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente, as onças-pardas que vivem em florestas são menos e mais escuras. Já os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.
Aparições comuns
O aparecimento desses animais está ficando mais comum, principalmente nos interiores dos estados. Isso estaria ocorrendo devido ao próprio crescimento das cidades, com o espaço de mata ficando mais restrito. O desmatamento seria outra causa.
A onça-parda não é um bicho agressivo. Porém, pode atacar caso se sinta acuada, na tentativa de se defender. Em caso de um encontro, não se deve alimentá-lo ou tentar tocá-lo. O que se recomenda é buscar a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros de seu município.