Onça é encontrada morta em rodovia na zona urbana de Goiânia
A suspeita é de que o animal tenha sido atropelado; corpo foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres da capital goiana
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma onça suçuarana jovem foi encontrada morta no acostamento da BR-060, na zona urbana da capital goiana, nesta quinta-feira (1º/7). Um homem que passava pelo quilômetro 134 da rodovia viu o animal caído e avisou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O corpo do felino foi retirado do local e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Goiânia. A suspeita é de que o animal tenha sido atropelado.
Ao G1, o biólogo Edson Abrão disse que a espécie pode entrar em extinção, em breve. “Elas atravessam as estradas em busca de alimentação, abrigo e reprodução. Seria necessário fazer corredores ecológicos em estradas para diminuir atropelamentos”, disse ele.
O Metrópoles entrou em contato com o Cetas e solicitou por e-mail mais informações sobre o animal, além dos procedimentos a serem adotados. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Suçuarana
A suçuana, também conhecida como onça-parda, puma, onça-vermelha e leão baio, é a segunda maior espécie de felino do Brasil e vive solitária. Os animais têm o corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento e a altura pode chegar a 63 centímetros.
Pesquisas apontam que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.
A pelagem tem coloração uniforme, que varia entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente, as onças-pardas que vivem em florestas são menos e mais escuras. Já os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.
Esses animais possuem hábitos predominantemente noturnos, porém, caçam a qualquer momento do dia. Embora seja terrestre, a espécie tem bastante habilidade para subir em árvores.