metropoles.com

OMS rebate Bolsonaro e nega que seja contra isolamento

O presidente usou fala do diretor-geral do órgão para afirmar que alguns informais devem voltar a trabalhar, mas omitiu parte do discurso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Organização Mundial da Saúde se pronunciou após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizar parte do discurso do diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom, para afirmar que alguns informais devem voltar a trabalhar, contrariando as medidas de isolamento anunciadas.

“Vocês viram o que diretor-presidente da OMS falou ontem? Viram aí? O que ele disse praticamente? Em especial, né, os informais têm que trabalhar”, assinalou o mandatário brasileiro.

Entretanto, o chefe do Executivo omitiu o trecho do discurso em que fica claro que Tedros cobra responsabilidade dos governos para ajudar os mais vulneráveis durante a crise.

“É importante que os governos mantenham a população informada sobre a duração dessas medidas, e que dê suporte aos mais velhos, aos refugiados e a outros grupos vulneráveis. Os governos precisam garantir o bem-estar das pessoas que perderam a fonte de renda e que estão necessitadas de alimentos, saneamento e outros serviços essenciais”, destacou o diretor.

Diante da polêmica e da repercussão parcial da sua fala, Tedros utilizou o Twitter, nesta terça-feira (31/03), para esclarecer seu posicionamento. “Pessoas sem fonte de renda regular ou sem reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpras as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela OMS”, frisou.

Tedros ainda afirmou que nasceu pobre e que entende o desespero e a realidade global. “Convoco os países a desenvolverem políticas sociais que forneçam proteção econômica às pessoas que não possam receber ou trabalhar devido à pandemia. Solidariedade!”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?