OMS autoriza uso emergencial da vacina da Moderna
A vacina da farmacêutica americana Moderna é a quinta da lista de imunizantes aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou nessa sexta-feira (30/4) o uso emergencial da vacina do laboratório norte-americano Moderna contra o novo coronavírus.
O imunizante registrou eficácia de 90% em seu último estudo publicado. A vacina utiliza a tecnologia com RNA mensageiro sintético (mRNA), que orienta as células para a produção de proteínas que imitam a superfície externa do coronavírus, protegendo o corpo contra uma futura invasão.
No comunicado emitido pela OMS, o órgão explica que a decisão foi tomada após a avaliação da qualidade, a segurança e a eficácia da vacina terem sido comprovadas.
O texto abre caminho para a distribuição do imunizante pelo Covax, consórcio internacional de compartilhamento de vacinas para países mais vulneráveis.
Além da vacina da Moderna, as vacinas da Pfizer, da Johnson & Johnson e da AstraZeneca também obtiveram autorizações similares da OMS.
Confira as etapas de testes de uma vacina: