metropoles.com

Ômicron: Anvisa recebe informações de farmacêuticas sobre vacinas

Pfizer e Fiocruz responderam à agência. Butantan solicitou prazo adicional e Janssen não retornou os questionamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Fachada do prédio sede da Anvisa
1 de 1 Fachada do prédio sede da Anvisa - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Uma semana após questionar as instituições que produzem as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os retornos recebidos. A agência pediu informações sobre estudos relativos à variante Ômicron.

Pfizer e Fiocruz esclareceram as estratégias adotadas, em resposta à agência. O Instituto Butantan, responsável pelo imunizante Coronavac, solicitou prazo até a próxima segunda-feira (13/12) para responder o ofício.

Já a Janssen ainda não se manifestou. A Anvisa solicita monitoramento e avaliação do impacto das variantes descobertas da Covid-19 frente à eficácia das vacinas produzidas por cada desenvolvedora.

A agência exigiu o prazo de uma semana para a manifestação das farmacêuticas. A data foi atingida nesta quarta-feira (8/12).

“Importante esclarecer que a avaliação experimental completa da Ômicron pode levar semanas ou até meses. Entretanto, os desenvolvedores de vacinas devem manter a vigilância permanentes dos seus imunobiológicos frente ao aparecimento da variante de preocupação”, destaca a agência, em comunicado.

Desde que cientistas da África do Sul anunciaram a nova cepa, as farmacêuticas realizam testes de desempenho de suas vacinas, frente à Ômicron. O temor é que a mutação resista à defesa produzida pelos imunizantes. Há a expectativa de que, nas próximas semanas, os primeiros dados sobre essas avaliações estejam disponíveis.

Efetuados em laboratórios de segurança máxima, os testes analisam a reação das amostras de sangue de pessoas vacinadas, quando postas em contato com a nova versão do vírus. No Brasil, estão autorizados os imunizantes da AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen, além da Coronavac.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?