metropoles.com

Olinda: prefeito quer obrigar folião a consumir bebida do patrocinador

Prefeitura distribuiu manual a comerciantes e ambulantes da cidade com produtos proibidos no Carnaval; MP se posiciona contra medida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação/ prefeitura de olinda
Carnaval de Olinda
1 de 1 Carnaval de Olinda - Foto: divulgação/ prefeitura de olinda

Dona do Carnaval mais tradicional do Brasil, a cidade de Olinda (PE) proibiu que comerciantes vendam aos foliões produtos que não sejam de patrocinadores do evento. A prefeitura do município distribuiu, nessa segunda-feira (13/2), a três dias da festa, um guia aos vendedores com os produtos vetados.

A medida gerou revolta e políticos locais acionaram o Ministério Público. O órgão expediu recomendação nesta terça-feira (14/2) se posicionando contra a proibição.

“Que se abstenha da prática de exclusividade de comercialização de marca de bebidas e outros que patrocinam o Carnaval de Olinda, garantindo a liberdade de venda de produtos que atendam às especificações de segurança e às regulações sanitárias, para garantia do princípio da livre concorrência e dos direitos do consumidor”, diz o MP na recomendação.

São permitidas as seguintes bebidas no Carnaval da cidade pernambucana: 

Bebidas alcoólicas:

  • Pitú
  • Devassa
  • Heineken

Bebidas não alcoólicas:

  • Monster
  • Schweppes
  • Crystal
  • Coca-Cola
  • Fanta
  • Sprite
  • Kuat

Nesta segunda, o vereador Vini Castello (PT) criticou a decisão da prefeitura, que classificou como “elitista”. O manual distribuído deixa de fora as cervejas consideradas populares, como as da Ambev. Bebidas como Skol, Stella Artois, Pepsi e Guaraná estão na lista de proibidas.

“A três dias do Carnaval, a gestão do prefeito Lupércio lança um guia do que pode ou não pode comercializar. O comerciante que investiu pra trabalhar em Olinda arcando com a falta de organização e planejamento de quem deveria gerir a cidade”, afirmou nas redes sociais.

O mesmo vereador foi quem acionou o Ministério Público com o objetivo de barrar a proibição imposta pela Prefeitura de Olinda.

A reportagem questionou a Prefeitura de Olinda sobre a medida, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Olinda afirma que a medida é importante para garantir o patrocínio e reduzir o gasto de dinheiro público para a festa e garante que não é a única cidade a implementar a medida.

Além disso, a prefeitura conta que implementou um programa de crédito para ajudar o ambulante que vai trabalhar no período carnavalesco.

Veja a íntegra da manifestação da prefeitura: 

A Prefeitura de Olinda recebeu e respeita a recomendação do Ministério Público de Pernambuco. No entanto, o município ressalta que é importante garantir o patrocínio. O investimento privado é necessário para a promoção do Carnaval 2023, e reduz, assim, o uso de dinheiro público para a realização da folia. Ressaltamos ainda que a prática não é nova e exclusiva de Olinda. Outros grandes eventos, de anos anteriores e em várias cidades dos estados do Brasil, foram realizados com patrocínio de empresas privadas e com exclusividade cedida ao investidor.

A Prefeitura de Olinda ressalta, ainda, que implementou um Crédito Popular Especial, voltado aos ambulantes que vão exercer atividades durante o ciclo carnavalesco 2023. A iniciativa tem como alvo os trabalhadores que, neste ano, retomam às ruas, após dois anos de paralisação, em virtude da pandemia da Covid-19. Os recursos, que beneficiam também aos catadores de recicláveis, se destinam a aquisição de insumos para a comercialização, incluindo alimentos e bebidas, promovendo a geração de renda, movimentando a economia local e impactando no sustento de centenas de famílias. Pela medida, os cidadãos poderão contrair um empréstimo facilitado, no valor de R$ 500,00, a ser quitado em dez parcelas mensais”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?