metropoles.com

OCDE estima que PIB brasileiro crescerá 3,0% em 2023 e 1,8% em 2024

Para este ano, a previsão para o PIB do Brasil caiu de 3,2% para 3,0%. Já para 2024, a OCDE subiu a projeção de 1,7% para 1,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ilustração mostra notas de real em cima de bandeira do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Ilustração mostra notas de real em cima de bandeira do Brasil - Metrópoles - Foto: null

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualizou a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, de 3,2% para 3,0%

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (18/12), a entidade afirmou que a economia brasileira deve registrar uma expansão próxima à estimada pelo Ministério da Fazenda. Em março, a estimativa era a de uma alta de 1%. Já em setembro, a projeção aumentou para 3,2%.

Para 2024, a OCDE subiu a projeção de 1,7% para 1,8%. A organização cita condições de crédito mais apertadas e uma desaceleração global. “Uma colheita recorde está impulsionando o crescimento, enquanto o setor de serviços ainda está se recuperando do choque pandêmico”, diz o relatório.

A OCDE ainda frisa um recuo na inflação, explicada principalmente pela redução nos preços dos alimentos e da energia. Além disso, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e os consequentes aumentos de preços globais alimentaram pressões inflacionistas que depois se dissiparam.

“Os riscos para a atividade econômica estão equilibrados. O crescimento mais fraco na China, principal parceiro comercial do Brasil, poderia reduzir as exportações, enquanto uma desinflação mais rápida poderia permitir reduzir as taxas de juro e aumentar o investimento”, prossegue o documento.

Projeções do governo e do mercado

Segundo o último Relatório Focus, divulgado também nesta segunda, o PIB brasileiro deve ter crescimento de 2,92% neste ano e de 1,51% no próximo. O relatório, divulgado pelo Banco Central (BC), apresenta as estimativas do mercado para a economia brasileira.

Em novembro, o Ministério da Fazenda revisou, de 3,2% para 3,0%, a estimativa de crescimento do PIB. De acordo com a SPE, a redução repercute a revisão na expectativa de crescimento para o terceiro semestre, além de projeções menos otimistas para o setor de serviços até o restante do ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?