metropoles.com

OAB se manifesta contra proposta de reforma da Previdência

Ordem e outras 40 entidades signatárias da carta aberta pedem a suspensão da tramitação da PEC 287/2016 no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
oab
1 de 1 oab - Foto: Divulgação

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as 27 seccionais da Ordem e dezenas de entidades representativas da sociedade civil divulgaram carta aberta nesta sexta-feira (3) manifestando “preocupação” com a proposta de reforma da Previdência.

Segundo os signatários do texto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 286/16, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, “está fundamentada em premissas equivocadas e contém inúmeros abusos contra os direitos sociais”.

Para as entidades, a proposta apresentada pelo governo federal desfigura o sistema da previdência social e dificulta o acesso à aposentadoria à população brasileira que contribuiu durante toda a vida.

“A PEC 287/2016 tem sido apresentada pelo governo sob discurso de catástrofe financeira e “déficit”, que não existem, evidenciando-se grave descumprimento aos artigos 194 e 195 da Constituição Federal, que insere a Previdência no sistema de Seguridade Social, juntamente com as áreas da Saúde e Assistência Social, sistema que tem sido, ao longo dos anos, altamente superavitário em dezenas de bilhões de reais”, destacam.

No texto, a OAB e as entidades elencam 10 “abusos” previstos na proposta. Entre eles, a exigência de idade mínima para aposentadoria a partir dos 65 anos para homens e mulheres; 49 anos de tempo de contribuição para ter acesso à aposentadoria integral; fim da aposentadoria dos professores; redução do valor geral das aposentadorias, entre outros.

As entidades ainda criticam a pressão pela aprovação da PEC – “utilizando-se de onerosa campanha de mídia para levar informações questionáveis à população” – e exigem, por meio da carta, que o governo federal divulgue com ampla transparência as receitas da Seguridade Social.

“Diante disso, exigimos a suspensão da tramitação da PEC 287/2016 no Congresso Nacional até que se discuta democraticamente com a sociedade”, concluem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?