metropoles.com

OAB repudia ataque com explosivo ao Consulado da China: “Agressão”

Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem atira um explosivo em direção ao Consulado da China no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vídeo/Reprodução
Consulado
1 de 1 Consulado - Foto: Vídeo/Reprodução

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou o ataque ao Consulado da China no Rio de Janeiro, na noite dessa quinta-feira (16/9). A nota de repúdio é subscrita pela Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã, e o Conselho Seccional da OAB-RJ.

As entidades classificaram o episódio como uma “agressão ao Estado chinês” e lembraram os recentes ataques e ameaças xenofóbicas ao país asiático em razão da pandemia do novo coronavírus. 

“Tais condutas são inadmissíveis e podem macular as relações diplomáticas entre o Brasil e a China, cuja parceria mostra-se profícua e extremamente importante para o desenvolvimento de ambos os países e para o estreitamento de laços respeitosos de amizade que ultrapassam os contextos culturais e econômicos”, destaca a Ordem no texto.

A OAB reforçou que a importância de que o ataque seja investigado e o autor punido pelo crime. “A OAB acredita que as autoridades brasileiras conduzirão investigações com a devida seriedade exigida pelo caso, sobretudo em atenção às Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares”, prosseguiu.

Entenda

Na noite dessa quinta, um homem (foto em destaque) ainda não identificado foi flagrado por câmeras de segurança arremessando um objeto explosivo em direção ao consulado. As imagens apontam que o episódio ocorreu à 21h48.

Na gravação, é possível observar o momento em que o suspeito tira o explosivo do bolso, o arremessa e depois corre. O caso é investigado pela 10ª delegacia do Rio. Não houve feridos, apenas danos materiais.

Veja: 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?