metropoles.com

OAB diz que ataques de Bolsonaro a Barroso “desrespeitam brasileiros”

Nas últimas semana, o presidente fez declarações nas quais ameaça a realização das eleições em 2022, caso não haja voto impresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/OAB
oab
1 de 1 oab - Foto: Divulgação/OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota, nesta sexta-feira (9/7), na qual repudia os ataques “inaceitáves” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e as acusações sobre “fraudes” no atual sistema eleitoral com urnas eletrônicas.

“É inadmissível que um homem público, que jurou respeitar a Constituição e leis, ataque ministros da Suprema Corte e desfira ameaças ao regime democrático, caso não haja o retorno do voto impresso. A delituosa declaração afronta os demais Poderes, o Estado democrático de direito e, principalmente, desrespeita o povo brasileiro”, diz a OAB.

O comunicado da OAB ressalta: “O sistema eleitoral eletrônico brasileiro funciona há décadas, se aprimorando ao longo do tempo, sendo auditado por todos os partidos políticos, Ministério Público e entidades da sociedade civil”.

“Desde a implantação da urna eletrônica nenhum episódio de fraude restou comprovado, o sistema eletrônico de votação trouxe celeridade e segurança ao eleitor, candidatos e partidos políticos”, segue a nota.

Leia a nota da OAB na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Entenda

Nas últimas semana, Bolsonaro fez declarações nas quais ameaça a realização das eleições em 2022, caso não haja voto impresso.

Durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada nessa quinta-feira (8/7), Bolsonaro afirmou que as “eleições do ano que vem serão limpas”, em referência ao voto impresso, “ou não teremos eleições”.

Já nesta sexta, Bolsonaro ofendeu o ministro Luís Roberto Barroso, a quem chamou de “imbecil”, e, novamente, subiu o tom contra o que chama de “fraudes”, se o atual sistema eleitoral, com urnas eletrônicas, não for mudado para impressão do voto.

O chefe do Executivo federal, sem qualquer prova, afirmou que a fraude “está no TSE”. Barroso é o atual presidente da Corte eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?