metropoles.com

OAB-DF repudia abordagem policial a youtuber negro em Goiás

Filipe Ferreira gravava um vídeo para o canal dele quando foi abordado. A cena foi gravada e viralizou na internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Abordagem
1 de 1 Abordagem - Foto: Reprodução

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) manifestou, por meio de nota, solidariedade ao atleta e youtuber Filipe Ferreira, abordado na última sexta-feira (28/5) por policiais militares enquanto fazia manobras de bicicleta em um parque na Cidade Ocidental (GO).

“Ao longo de décadas, os negros e negras passaram por todo e qualquer tipo de discriminação; rotineiramente os jovens das periferias são abordados sem qualquer motivação idônea, simplesmente por serem negros e negras”, destaca o texto da entidade.

A OAB-DF informa, no texto, que está em contato com advogados da cidade goiana onde ocorreu o episódio. “A indignação é verdadeira e fruto de um rompimento com a subserviência”, diz a nota.

O vídeo da abordagem policial na Cidade Ocidental (GO) chocou internautas, como mostrou o Metrópoles. Nas cenas, que viralizaram nas redes sociais, Ferreira aparece, inicialmente, testando movimentos com a bike. No fundo, é possível ver uma viatura da polícia se aproximando.

De repente, um dos policiais desce do carro, pronuncia gritos de ordem e pede para o jovem se afastar. Tão logo Ferreira questiona a abordagem, o agente saca uma arma. “Coloca a mão na cabeça”, diz o policial.

Durante todo o momento, capturado pela câmera de celular do youtuber, um dos policiais mantém a arma apontada. “Esse é o procedimento”, responde depois de ser questionado.

Veja a cena:

Em seguidam o rapaz tira a camisa para mostrar “que não tem nada”. Logo depois, é algemado. “Resiste aí para ver o que vai acontecer contigo.”

De acordo com o policial, o motivo da prisão foi o jovem não ter obedecido de prontidão a ordem que foi dada. No Instagram, Ferreira postou o momento da abordagem, mas não comentou nada sobre a ação.

Pelo Twitter, foram muitos os comentários criticando a ação. “O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental”, escreveu um internauta em post com mais de 26 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos. “Ser negro no Brasil é exatamente isso aqui. Viver todos os dias na mira do racismo e não saber se estará vivo no dia seguinte”, disse outro.

Até a publicação da reportagem, nem a Polícia Militar de Goiás nem Filipe Ferreira se manifestaram. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?