metropoles.com

“O sistema Judiciário não se sobrepõe ao político”, diz Dallagnol

Coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato defendeu reformas na legislação pelo ‘combate à corrupção’ durante evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016
1 de 1 Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou, nesta segunda-feira, 1, que ‘o sistema Judiciário não se sobrepõe ao sistema político’. Deltan Dallagnol faz comparações sobre a Mãos Limpas e a Operação Lava Jato. “Sem renovação das práticas políticas, o trabalho da Lava Jato pode ser, em grande medida, em vão”, diz, citando que essa é uma possível visão pessimista da questão.

“Contudo, ao mesmo tempo que vemos desafios, é preciso reconhecer os avanços. O fortalecimento do consenso na sociedade na direção de mais integridade”.

Deltan participa do evento “Estadão Discute Corrupção”, realizado na sede do jornal O Estado de S.Paulo em parceria com o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP) para discutir as operações Lava Jato e Mãos Limpas.

O coordenador da força-tarefa afirmou que as críticas servem para reflexão, mas não é saudável haver campanhas de disseminação de fake news e de injúrias contra a operação.

Deltan Dallagnol iniciou sua fala brincando que não fará nenhum Power Point em sua apresentação. Ele fala que o esforço do livro nasce de uma preocupação de que houvesse uma deslegitimação e até esvaziamento da Lava Jato.

“A minha geração vê o direito penal com objetivo de proteger as vítimas e a sociedade. Tudo deve ser feito com direito ao respeito de defesa, às garantias fundamentais”, continua Dallagnol.

Dallagnol afirmou ainda ser preciso contribuir com a criação da própria história. “Precisamos de reformas contra a corrupção, como o pacote anticrime, para evitar retrocesso”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?