metropoles.com

Veja o que se sabe sobre o desaparecimento do menino Pedro Lucas em GO

Desaparecimento de menino de 9 anos dura mais de dois meses; padrasto da criança foi preso nessa segunda-feira (8/1), em Rio Verde (GO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais/Reprodução
Pedro Lucas está desaparecido desde novembro desaparecimento
1 de 1 Pedro Lucas está desaparecido desde novembro desaparecimento - Foto: Redes sociais/Reprodução

Goiânia – A falta de informações sobre o desaparecimento de uma criança de apenas 9 anos chamou a atenção da Polícia Civil de Goiás (PCGO). O menino Pedro Lucas Santos sumiu no dia 1º de novembro de 2023, após deixar o irmão mais novo na escola, em Rio Verde, no sudoeste goiano.

Pouco mais de dois meses depois, as informações sobre o paradeiro da criança ainda são incertas.

Nessa segunda-feira (8/1), o padrasto do menino, José Domingos Silva dos Santos, de 22 anos, foi preso. A PCGO não informou qual teria sido a participação dele no desaparecimento do enteado, e novas informações da prisão, assim como o desdobramento das investigações, só serão repassadas à imprensa nesta terça-feira (9/1), em coletiva.

Uma força-tarefa foi montada com o intuito de encontrar o garoto, mas ainda sem sucesso.

3 imagens
Polícia deve ouvir novas pessoas nesta semana
Pedro Lucas está desaparecido desde novembro
1 de 3

Pedro Lucas

Divulgação/PCGO
2 de 3

Polícia deve ouvir novas pessoas nesta semana

Divulgaçõ/PCGO
3 de 3

Pedro Lucas está desaparecido desde novembro

Redes sociais/Reprodução

Veja tudo o que se sabe sobre o desaparecimento do menino Pedro Lucas:

  • Dois meses desaparecido

Pedro Lucas desapareceu no dia 1º de novembro de 2023, mas a família só procurou a polícia para denunciar a situação dias depois. Uma série de buscas foram realizadas para tentar localizá-lo, mas devido à falta de informações e evidências, o caso passou a ser investigado como possível homicídio, em dezembro.

De acordo com o delegado responsável pela investigação do caso, Adelson Candeo, a demora da família em denunciar o caso atrapalhou a polícia. Segundo ele, perdeu-se muito tempo até o início das buscas. O padrasto, vizinhos e outros familiares prestaram depoimento mais de uma vez na delegacia, a fim de que as versões e os relatos fossem checados, mas não houve avanço.

No último dia 18 de dezembro, a Polícia Científica fez perícia com reagentes químicos na casa da família e alguns vestígios foram encontrados, no entanto, conforme a corporação, não é possível saber se há DNA ou não e, ainda, se seria do menino. Porém a PCGO não afastou a família do caso.

  • Prisão

O pedreiro José Domingos Silva dos Santos, de 22 anos, padrasto de Pedro Lucas Santos, foi preso nessa segunda. A defesa de José Domingos informou que ainda não teve acesso aos autos processuais, mas que o padrasto de Pedro Lucas tem colaborado com a investigação, incluindo o fornecimento de material genético.

“O representado [José Domingos] sempre negou o cometimento de quaisquer crimes contra seu enteado, e colaborou com a investigação, apresentando-se ao delegado de polícia toda vez que foi intimado”, afirmou o advogado Felipe Mendes.

“A defesa e o representado acreditam na Justiça e confiam que as autoridades encontrarão a melhor resposta ao fato”, completou a defesa do padrasto.

  • Trajeto

Câmeras de monitoramento registraram Pedro Lucas caminhando pela vizinhança no dia em que desapareceu. Segundo a polícia, na data, o menino levou o irmão mais novo para a escola e seguiu para a unidade escolar onde estuda.

Ele esteve nas aulas pela manhã e não foi mais visto. As imagens mostram que o trajeto que ele percorreu indica que estava indo em direção à casa em que morava.

Um dos vídeos recebidos pela polícia mostra o garoto conversando com uma amiga perto de onde ele morava. A menina já prestou depoimento, mas as informações que ela tinha não revelaram novidades para a investigação.

  • Recompensa

Um vereador de Rio Verde entrou em contato com a Polícia Civil e chegou a oferecer R$ 10 mil de recompensa para quem oferecesse informações válidas que levassem ao paradeiro do garoto Pedro Lucas.

Em entrevista à TV Anhanguera, a mãe do menino, Elisângela Pereira dos Santos, chorou ao falar sobre o sumiço do filho e contou que sonha diariamente com o menino. Ela disse acreditar que o filho esteja vivo.

“Eu sonho com ele todos os dias. Que meu filho vai aparecer no portão e chamar ‘mamãe’. Meu filho não está morto, não. Meu filho está vivo. Eu creio, porque sou mãe e sei”, disse ela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?