metropoles.com

O que os candidatos a prefeito de Belém propõem para a sede da COP30

Candidatos que disputam 2º turno em Belém destacam potencial turístico da COP30. Cidade tem baixo nível de desenvolvimento sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Igor Normando-Éder Mauro
1 de 1 Igor Normando-Éder Mauro - Foto: Reprodução

Cidade que será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, Belém (PA) é uma das 15 capitais brasileiras que terão segundo turno em 27 de outubro. Disputam a prefeitura os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL). O atual prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues (PSol), ficou de fora.

Nos planos de governo apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois candidatos citam a conferência como oportunidade de promoção do turismo local. A cidade tem um baixo nível de desenvolvimento sustentável, de acordo com os indicadores Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o que também é fator de alerta.

Entre as tarefas do chefe do Executivo local está planejar e executar obras públicas e cuidar da zeladoria da cidade.

Apoiado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), de quem é primo, o deputado estadual Igor Normando destaca em seu plano de governo os investimentos feitos pelo gestor estadual. Ele cita, como exemplo, o pacote de créditos no valor de cerca de R$ 5 bilhões para projetos da COP30 e o CredCOP que fornece recursos a microempreendedores com interesse em realizar negócios para a COP30.

“A parceria com o governo do Pará é o horizonte virtuoso que se enxerga a fim de inovar com programas que alterem padrões de consumo, reduzam emissões de carbono, estimulem a economia circular e garantam aos cidadãos possibilidades de conviver em um ambiente urbano com condições de bem- estar asseguradas”, defende Normando.

Já o deputado federal Delegado Éder Mauro, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, toca no impacto direto no turismo e na geração de emprego e renda, bem como nas possibilidades de impulsionar investimentos e políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cidade e da região amazônica.

“Trabalharemos para que a COP30 deixe um legado positivo para Belém em termos de infraestrutura, políticas públicas e projetos de sustentabilidade que beneficiem a cidade e a região a curto e longo prazo”, diz Éder Mauro.

Com um total de 1,3 milhão de habitantes, Belém é a segunda cidade mais populosa da Região Norte do Brasil e a décima primeira do país.

Turismo é destaque

Normando também explora a parceria com o governador paraense para abordar a ampliação do turismo na capital. Segundo ele, as obras estruturantes irão preparar Belém para recepcionar os visitantes que estarão na cidade em 2025.

Ele sustenta que caberá à futura gestão do município apoiar e expandir as atividades culturais e o potencial turístico da cidade, visando incrementar a competitividade dos produtos e serviços paraenses.

O candidato do MDB ainda defende que seja estabelecida uma agenda anual de eventos, como festivais da gastronomia, música e folclore, e propõe a elaboração de projetos que se aproveitem da força dos ministros paraenses e da realização da COP30.

São do estado o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), irmão do governador Helder Barbalho; o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil); e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT) — esse último foi governador do Amapá, onde fez carreira política.

Já o postulante do PL destaca que o evento pode atrair entre 40 e 50 mil visitantes de todo o mundo. Nesse sentido, ele propõe a implantação de um sistema de inteligência de mercado e marketing turístico para promoção de Belém como destino turístico.

Éder Mauro quer consolidar o município como “polo regional de aglomeração de comércio, serviço e turismo” e, para tanto, defende estímulos ao empreendedorismo.

Apesar da falta de alinhamento político com os governos estadual e federal, ele propõe parceria com as duas esferas de governo para estimular o turismo de negócios, turismo religioso, turismo rural, turismo cultural e turismo de lazer. Por fim, ele planeja revitalizar o centro histórico de Belém e criar um novo polo gastronômico e cultural.

Desafios

Entre os desafios citados por ambos, está o saneamento básico, de atribuição municipal. Belém possui os piores índices de saneamento básico do Brasil. De acordo com o Ranking do Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, a cidade tem o 6º pior saneamento entre os 100 maiores municípios do país.

No que se refere à coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos, Igor Normando pretende melhor a limpeza e conservação dos equipamentos públicos de maior potencial turístico e cultural. Já Éder Mauro propõe fiscalizar a parceria público-privada (PPP) que gerencia o Sistema de Limpeza Urbana de Belém.

Ambos propõem ações de sustentabilidade, mas em diferentes linhas. Enquanto o emedebista sugere ações de arborização por toda cidade, condicionando o asfaltamento de vias ao plantio de árvores ao longo do curso dessas vias, o candidato do PL propõe financiamento de organismos nacionais e internacionais que apoiam projetos de desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental.

Outra área de responsabilidade dos prefeitos, o transporte público é tratado por ambos os candidatos, com algumas diferenças:

Igor Normando propõe:

  1. Ampliar o sistema de parada seletiva na área central da cidade, regulamentar o transporte escolar o fluxo de veículos de carga em horários de pico e estimular a instalação de estacionamentos rotativos no centro da cidade, aproveitando espaços ociosos;
  2. Revisar o modelo de concessão do serviço de transporte e modernizar a frota com veículos refrigerados, padrão Euro 6, ônibus elétricos ou de fontes sustentáveis;
  3. Criar bicicletários nos terminais e estações para facilitar a integração intermodal bicicleta-ônibus e estimular o uso de bicicletas compartilhadas;
  4. Promover a automatização dos equipamentos semafóricos e lançar um portal de informações para servir como canal de comunicação direta com o usuário;
  5. Explorar o potencial hidroviário com a implantação de linhas integradas com o sistema de transporte público por ônibus e criar o fundo municipal de transporte para auxiliar no custeio de todo o sistema.

Éder Mauro propõe:

  1. Criação do Bilhete Único, com integração com todas as linhas do sistema, como ocorre em cidades grandes;
  2. Programa Domingo na Tarifa Zero, programa de tarifa zero no transporte público municipal todos os domingos;
  3. Parcerias público-privadas (PPPs) para implementar o transporte regular aquaviário para conectar Belém a Icoaraci e Mosqueiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?