metropoles.com

O que já se sabe sobre queda de avião que matou 2 policiais federais

Morreram na queda do avião os agentes José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber. Um servidor terceirizado também se feriu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / CBMMG
Imagem colorida mostra local em que avião da PF caiu em Minas Gerais _ metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra local em que avião da PF caiu em Minas Gerais _ metrópoles - Foto: Divulgação / CBMMG

A queda de um avião segundos após a decolagem em Belo Horizonte (MG) resultou na morte de duas pessoas e deixou um ferido. O acidente, embora gravado por câmeras do local, ainda não tem as circunstâncias completamente conhecidas. Em linhas gerais, um monomotor da Polícia Federal (PF) decolou e perdeu altitude ainda dentro do aeroporto, caindo pouco depois da cabeceira da pista.

O acidente ocorreu na tarde dessa quarta-feira (6/3). Ao chegar ao local, o Corpo de Bombeiros encontrou duas vítimas já carbonizadas. A PF os identificou como José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, lotados na Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), com sede em Brasília (DF).

Também estava na aeronave o mecânico Walter Luís Martins, de uma empresa terceirizada. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII. Conforme a PF, ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado.

Veja imagens:

6 imagens
Bombeiros em operação logo após queda de avião em BH
Aeronave da PF caiu logo após decolagem em BH
Imagem mostra trajetória de avião da PF que caiu em Belo Horizonte
Guilherme de Almeida Irber (foto) e João de Moraes eram comandantes de aeronaves
José de Moraes Neto morreu na queda dp Cessna 208B da PF em Belo Horizonte
1 de 6

Local do acidente com aeronave da PF no Aeroporto da Pampulha, em BH

Divulgação/CBMMG
2 de 6

Bombeiros em operação logo após queda de avião em BH

Divulgação / CBMMG
3 de 6

Aeronave da PF caiu logo após decolagem em BH

Divulgação/CBMMG
4 de 6

Imagem mostra trajetória de avião da PF que caiu em Belo Horizonte

Reprodução / FlightAware
5 de 6

Guilherme de Almeida Irber (foto) e João de Moraes eram comandantes de aeronaves

Reprodução/ Facebook
6 de 6

José de Moraes Neto morreu na queda dp Cessna 208B da PF em Belo Horizonte

Reprodução/ Facebook

A aeronave, de matrícula PR-AAB, é um monomotor Cessna Grand Caravan 208B, portanto, de pequeno porte, que havia sido fabricado em 2001. Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o avião estava em manutenção e faria voo de teste como parte do processo.

A principal hipótese é que tenha ocorrido uma falha no motor logo após a decolagem.

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados para a ocorrência. O órgão é submetido ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa.

A Polícia Federal também informou que iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente. A corporação anunciou o envio de peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações.

Acidente gravado

Vídeos que circulam nas redes sociais mostraram o momento em que o avião caiu logo após decolar. Nas imagens, é possível ver o avião, um monomotor, no ar após decolar, mas, depois de instantes, perdeu altitude até colidir na área lateral da pista.

Confira:

 

Ocorrências anteriores

Conforme informações do Cenipa, a mesma aeronave apresentou outras duas ocorrências recentes, uma em 2019 e outra em 2020.

A primeira se deu quando o avião saiu de Brasília em direção a Jundiaí (SP). Na ocasião, a tripulação constatou que o pneu esquerdo estava vazio, causando dificuldade no controle no solo.

Em 2020, a aeronave saiu de Brasília com destino a Guarulhos (SP), com dois tripulantes e quatro passageiros a bordo. Durante o pouso, houve o esvaziamento do pneu do trem de pouso principal direito, o que levou a aeronave a ter danos leves.

Luto na PF

A Polícia Federal decretou luto oficial de três dias em decorrência do acidente. O diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, informou que irá ao local da queda, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

“A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias”, destacou comunicado da PF.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou. “Com grande pesar soube do acidente envolvendo avião da Polícia Federal em Belo Horizonte e do falecimento de dois agentes, Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto, que estavam a bordo”, disse

“Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de trabalho da Polícia Federal pela perda”, completou.

A solidariedade também partiu do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. “Manifestamos nosso profundo pesar pelo acidente e nossas condolências. Garanto que nada faltará às famílias dos dois agentes que pereceram exercendo suas funções em prol da sociedade brasileira”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?