metropoles.com

O que era Comando de Caça aos Comunistas, sigla pichada na sede do PDT

Organização foi responsável por diversos ataques e episódios de tortura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Sede do PDT foi pichada com a sigla CCC
1 de 1 Sede do PDT foi pichada com a sigla CCC - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Criado em 1964, o Comando de Caça aos Comunistas (CCC) se tornou assunto novamente nesse domingo (29/8), após a sigla da entidade ser pichada na sede do PDT. Para o presidente do partido, Carlos Lupi, a depredação foi uma intimidação.

O CCC surgiu oficialmente em 1964, quando participou ativamente do movimento que depôs o presidente João Goulart e instaurou o Golpe Militar. A organização paramilitar e de extrema direita era formada por estudantes da Mackenzie e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Policiais do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) também faziam parte do grupo.

Depois de quatro anos, em 1968, o CCC anunciou, em carta ao governador paulista Roberto Abreu Sodré, que voltaria a agir, pois considerava que o governo estava sendo ineficaz no combate ao comunismo. Nesse mesmo ano, o grupo atacou os estudantes da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), considerado antro da esquerda na época, com tiros, ácido sulfúrico e coquetéis molotov. Um estudante foi morto.

Em reportagem da revista extinta O Cruzeiro, Boris Casoy foi acusado de ter sido um dos reposáveis do CCC pelo ataque. O jornalista, no entanto, nega algum dia ter feito parte do grupo.

Mais ataques

A organização também foi responsável por, entre outros, dois ataques a teatros onde o espetáculo Roda Viva, de Chico Buarque, era apresentado. A peça é considerada uma obra de resistência ao regime militar.

No início dos anos 1970, o grupo não teve ações oficiais. Até que, em 1975, voltou a agir após a reação dos movimentos de resistência ao regime militar pela morte do jornalista Vladimir Herzog, que aconteceu nas dependências do Departamento de Operações Internas-Comando de Operações para a Defesa Interna (DOI-CODI) do II Exército, em São Paulo.

Apesar de diversos ataques comprovados a jornais e diretórios acadêmicos, nenhum integrante do CCC foi preso.

No final da década de 1970, a organização passou a atuar contra entidades de defesa da anistia e membros da Igreja que tinham discurso considerados de esquerda. O bispo Adrino Hopólito, por exemplo, foi agredido e deixado nu, pintado de vermelho, em um matagal em Jacarepaguá.

Em outra ocasião, um padre que celebrou a missa de um estudante morto pelo CCC foi encontrado pendurado de cabeça para baixo em uma árvore, com sinais de tortura.

Progressivamente, o grupo cessou suas atividades, mas conta com simpatizantes pelo país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?