“O mau gosto do Milei é assunto dele”, diz Alckmin. Vídeo
Presidente da República em exercício, Alckmin defendeu o fortalecimento das relações de Estado entre Brasil e Argentina
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira (9/7) que “o mau gosto” do presidente da Argentina, Javier Milei, é “assunto dele”. A fala vem dias depois de o argentino se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil.
Questionado se o problema político entre Lula e Milei afeta o comércio entre os dois países, Alckmin negou: “Não, não afeta. São relações de Estado. O mau gosto do Milei é assunto dele, né? Agora, nós temos é que fortalecer as relações de Estado”.
Alckmin participou nesta manhã, em Brasília, do evento Transformar Juntos 2024 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele ocupa a cadeira, enquanto o presidente Lula está em viagem ao exterior. Na segunda-feira (8/7), Lula participou da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Já nesta terça, o petista cumpre agenda na Bolívia.
Veja o vídeo abaixo:
Lula, inclusive, classificou o não-comparecimento do argentino no evento como “uma bobagem imensa”. “Eu acho que quem perde é quem não vem. É uma bobagem imensa um presidente de um país importante como a Argentina não participar de uma reunião do Mercosul. É triste para a Argentina”, afirmou o titular do Planalto em conversa com jornalistas.
Fazendo coro a Lula, o vice ainda defendeu o fortalecimento do Mercosul e saudou a entrada da Bolívia no bloco.
Sem se encontrar com Lula desde que assumiu o mandato, em dezembro de 2023, Milei desembarcou pela primeira vez no Brasil no sábado (6/7), para participar do CPAC Brasil, cúpula que reúne nomes do conservadorismo brasileiro e mundial. Ele jantou Bolsonaro e disse que o ex-presidente é “perseguido”.
O argentino, que é crítico contumaz de Lula, decidiu não participar do evento do Mercosul. A relação dos dois enfrenta dificuldades porque o presidente argentino é crítico de Lula desde antes do início de sua gestão. Na semana passada, Milei chamou Lula de “perfeito dinossauro idiota”.