metropoles.com

“O mau gosto do Milei é assunto dele”, diz Alckmin. Vídeo

Presidente da República em exercício, Alckmin defendeu o fortalecimento das relações de Estado entre Brasil e Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Geraldo Alckmin
1 de 1 Geraldo Alckmin - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira (9/7) que “o mau gosto” do presidente da Argentina, Javier Milei, é “assunto dele”. A fala vem dias depois de o argentino se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil.

Questionado se o problema político entre Lula e Milei afeta o comércio entre os dois países, Alckmin negou: “Não, não afeta. São relações de Estado. O mau gosto do Milei é assunto dele, né? Agora, nós temos é que fortalecer as relações de Estado”.

Alckmin participou nesta manhã, em Brasília, do evento Transformar Juntos 2024 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele ocupa a cadeira, enquanto o presidente Lula está em viagem ao exterior. Na segunda-feira (8/7), Lula participou da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Já nesta terça, o petista cumpre agenda na Bolívia.

Veja o vídeo abaixo:

 

Lula, inclusive, classificou o não-comparecimento do argentino no evento como “uma bobagem imensa”. “Eu acho que quem perde é quem não vem. É uma bobagem imensa um presidente de um país importante como a Argentina não participar de uma reunião do Mercosul. É triste para a Argentina”, afirmou o titular do Planalto em conversa com jornalistas.

Fazendo coro a Lula, o vice ainda defendeu o fortalecimento do Mercosul e saudou a entrada da Bolívia no bloco.

Sem se encontrar com Lula desde que assumiu o mandato, em dezembro de 2023, Milei desembarcou pela primeira vez no Brasil no sábado (6/7), para participar do CPAC Brasil, cúpula que reúne nomes do conservadorismo brasileiro e mundial. Ele jantou Bolsonaro e disse que o ex-presidente é “perseguido”.

O argentino, que é crítico contumaz de Lula, decidiu não participar do evento do Mercosul. A relação dos dois enfrenta dificuldades porque o presidente argentino é crítico de Lula desde antes do início de sua gestão. Na semana passada, Milei chamou Lula de “perfeito dinossauro idiota”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?