metropoles.com

O luxo reciclado do Volvo C40: chega a garrafa PET e sai o couro

Primeiro modelo nascido 100% elétrico da marca sueca quer ser o carro mais ambientalmente sustentável do Brasil. Preço? R$ 420 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto Pedro Dantas/Volvo Cars
capac
1 de 1 capac - Foto: Foto Pedro Dantas/Volvo Cars

Lembram do tempo em que carro chique era aquele que tinha bancos de couro? Esqueça de vez. O SUV de estilo cupê C40 (ou crossover), novo modelo da marca sueca que acaba de chegar ao Brasil, já nasceu 100% elétrico e é cheio de coisas interessantes: como não ter nada de couro no seu interior. O produto de origem animal foi abolido, mas a sofisticação talvez tenha até aumentado. 

Esse carro, em nome de uma ‘posição ética a favor do bem-estar animal’ por parte da empresa, dará a largada no compromisso de que todos os seus futuros modelos totalmente elétricos não usem mais o couro e, sim, materiais de qualidade feitos de fontes sustentáveis. Isso vale para os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio. 

E mas: as superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas – e os demais materiais são à base de plásticos e de PVC com suporte têxtil de poliéster, ambos reciclados, claro. Aliás, o interior traz um sofisticado acabamento com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos – segundo a marca, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. 

18 imagens
1 de 18

2 de 18

3 de 18

4 de 18

5 de 18

6 de 18

7 de 18

8 de 18

9 de 18

10 de 18

11 de 18

12 de 18

13 de 18

14 de 18

15 de 18

16 de 18

17 de 18

18 de 18

Foto: Volvo Cars/Divulgação

O teto panorâmico (que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros) é outro destaque do C40 Recharge: ele é de vidro escuro laminado fixo de alta tecnologia. Ajuda na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol. 

E outra curiosidade bem legal do C40: ele não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e põe o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo. E mais uma: como obviamente não tem o motor à combustão na parte dianteira, o dono ganhou um bagageiro frontal.

O modelo tem um pacote de serviços agregados por três anos, internet disponível na central multimídia e custa R$ 420 mil. 

Ele vem com dois motores elétricos com tração nas quatro rodas que geram 408cv de potência máxima e 66,0kgfm de torque – acelerando de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos. A autonomia é de até 440 km. 


Outras novidades

One Pedal Drive – Esse recurso pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas por meio de um único pedal: para acelerar, basta pressionar e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Google Automotive – Integra o carro a diversos recursos do Google – de entretenimento, informação, conectividade… Os aplicativos nativos no carro são baixados via Google Play para controlar a temperatura, definir destino, tocar música e podcasts, enviar mensagens. E tudo por comando de voz.


Segurança

Como tem tradição nessa área de proteção ao motorista e pedestres, a Volvo encheu o C40 Recharge de assistências eletrônicas. 

  1. Tem, por exemplo, câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado e frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.
  2. Tem o sistema de alerta de mudança de faixa e o de ponto cego.
  3. O city safety, reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. 
  4. O pilot assist e controle de cruzeiro adaptativo conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?