“O governo federal quer participar da segurança pública”, diz Lula
O presidente Lula afirmou que vai conversar com governadores sobre nova política de segurança pública
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (16/7) que vai convocar os governadores de todos os estados para discutir uma política de segurança pública. A declaração foi dada durante uma reunião com representantes da indústria de alimentos, nesta terça-feira (16/7).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob comando do ministro Ricardo Lewandowski, trabalha em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê, entre outros pontos, a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e a ampliação das funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O presidente afirmou que quer ouvir os representantes dos estados para avaliar como o governo federal pode atuar, pois hoje a segurança pública é uma atribuição dos governos estaduais.
“Eu, agora, vou discutir uma política de segurança pública. Eu não vou fazer com o [ministro] Lewandowski, junto com a Casa Civil, junto com a Advocacia-Geral da União, um projeto de segurança. Não. Eu vou chamar os 27 governadores de estado para dizer o seguinte: o governo federal quer participar da questão da segurança pública“, pontuou Lula.
“Nós queremos saber qual é o nosso papel, aonde a gente entra, como a gente pode ajudar. Porque não tem espaço, a segurança é mais estadual do que federal”, completou o presidente.