metropoles.com

“O governo federal quer participar da segurança pública”, diz Lula

O presidente Lula afirmou que vai conversar com governadores sobre nova política de segurança pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (16/7) que vai convocar os governadores de todos os estados para discutir uma política de segurança pública. A declaração foi dada durante uma reunião com representantes da indústria de alimentos, nesta terça-feira (16/7).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob comando do ministro Ricardo Lewandowski, trabalha em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê, entre outros pontos, a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e a ampliação das funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O presidente afirmou que quer ouvir os representantes dos estados para avaliar como o governo federal pode atuar, pois hoje a segurança pública é uma atribuição dos governos estaduais.

“Eu, agora, vou discutir uma política de segurança pública. Eu não vou fazer com o [ministro] Lewandowski, junto com a Casa Civil, junto com a Advocacia-Geral da União, um projeto de segurança. Não. Eu vou chamar os 27 governadores de estado para dizer o seguinte: o governo federal quer participar da questão da segurança pública“, pontuou Lula.

“Nós queremos saber qual é o nosso papel, aonde a gente entra, como a gente pode ajudar. Porque não tem espaço, a segurança é mais estadual do que federal”, completou o presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?