“O Carnaval resistiu”, diz Eduardo Paes em abertura oficial da festa
Na cerimônia, o mandatário entregou a chave da cidade do Rio ao Rei Momo. “Vocês não sabem o quanto eu esperei por isso”, disse
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, realizou a abertura oficial do Carnaval carioca de 2022 no início da tarde desta quarta-feira (20/4). Na cerimônia, o mandatário entregou a chave da cidade ao Rei Momo e celebrou o momento: “Vocês não sabem o quanto eu esperei por isso”, comemorou.
“Passaram-se alguns anos sem que essa cerimônia pudesse acontecer. O Carnaval certamente é a maior manifestação cultural da nossa gente, da nossa terra, é o maior símbolo do nosso país. O Carnaval tem a ver com a nossa história, com a nossa ancestralidade, com a nossa cultura. Mas o Carnaval resistiu”, completou o prefeito.
Nesta quarta, começam os desfiles na Marquês de Sapucaí, com sete escolas de samba da Série Ouro. Passarão pela avenida: Em Cima da Hora, Acadêmicos do Cubango, Unidos da Ponte, Unidos do Porto da Pedra, União da Ilha do Governador, Unidos de Bangu e Acadêmicos do Sossego.
Paes aproveitou o momento para agradecer aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. “Graças à ciência, a gente pôde chegar a este momento. Queria agradecer aos profissionais de saúde que tanto trabalharam para que estivéssemos aqui hoje”, pontuou.
Blocos de rua
Proibidos pela Prefeitura do Rio pela falta de tempo hábil para a organização da festa de rua, os blocos também foram pauta no evento. De acordo com Paes, a gestão municipal não vai impedir ninguém de “estar no espaço público e de celebrar”, mas ele pede colaboração da população com a limpeza e o trânsito da cidade.
“O Carnaval de rua no modelo que a gente tem normalmente, ele dá muito trabalho para fazer. Então, é óbvio que a Prefeitura não vai impedir ninguém de estar no espaço público e de celebrar, mas a gente sabe que naquele tamanho é impossível de acontecer. A prefeitura faz esse apelo, esse pedido. Eu não vou ficar aqui botando guarda municipal e fiscal da prefeitura atrás de folião”, afirmou.