metropoles.com

O antes e o depois do julgamento do ex-presidente Lula

Na quarta-feira (24/1), TRF-4 decide se absolve ou mantém condenação do petista. Metrópoles explica acusações e implicações do julgamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A semana que se inicia neste domingo (21/1) vai marcar um momento crucial na história política brasileira. Na próxima quarta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), decide se absolve ou mantém condenação de 9 anos e 6 meses de reclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula, o primeiro ex-presidente condenado por corrupção na história do Brasil, é acusado de beneficiar a construtora OAS em contratos com a Petrobras. Em troca, o petista teria recebido um apartamento triplex no Guarujá (SP), além de benfeitorias no imóvel e do pagamento de um depósito para o armazenamento de parte do acervo pessoal do ex-presidente. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o valor indevido recebido por Lula chegou a R$ 3.738.738,07.

A defesa do petista nega todas as acusações. Segundo os advogados de Lula, o triplex é de propriedade da OAS desde 2009 e, apesar de ter sido oferecido ao réu pelo ex-presidente da construtora, Léo Pinheiro, o apartamento não foi adquirido pela família do petista. Em primeira instância, o juiz Sérgio Moro acatou o entendimento do Ministério Público. Resta saber o que acharão os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4.

Independentemente do resultado, é certo que o julgamento terá papel importante na definição do cenário político nacional. Para tirar todas as suas dúvidas sobre as acusações contra o ex-presidente Lula e as implicações do julgamento desta semana – já chamado de julgamento do ano –, o Metrópoles preparou um vídeo que traz respostas aos principais questionamentos sobre o caso.

Confira:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?