metropoles.com

Nunes Marques prorroga negociação da Eletrobras por mais 60 dias

O ministro Nunes Marques atendeu a pedido da AGU e da Eletrobras para conceder mais prazo de negociação sobre poder de voto do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ STF
Kassio Nunes Marques oposição
1 de 1 Kassio Nunes Marques oposição - Foto: Reprodução/ STF

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e das Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) e prorrogou por mais 60 dias as negociações sobre o poder de voto do governo. O STF discute na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.385 aspectos de governança e a participação da União na empresa. Nunes Marques é o relator.

Tanto a AGU quanto a Eletrobras alegaram no pedido que as tratativas avançaram de forma consensual, conforme fato relevante divulgado anteriormente, e estão, neste momento, em estágio conclusivo no âmbito da Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF), órgão da AGU.

AGU e Eletrobras afirmam que o prazo adicional é necessário para a elaboração do termo de conciliação, cuja eficácia dependerá de autorizações legais e regulamentares pela União, da aprovação dos seus termos pela Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas da Eletrobrás (momento em que a União e os acionistas a ela vinculados se absterão de votar) e, por fim, da homologação posterior pelo STF.

Nunes Marques concedeu o prazo e determinou a remessa dos autos à CCAF para tentativa de conciliação e solução consensual. Ao final do prazo, o processo deve retornar às partes envolvidas nas negociações que comprovem, de modo específico, alguns pontos:

  • Compromisso com a resolução definitiva das questões articuladas nesta ação;
  • Estágios percorridos nestes 60 dias, indicando os avanços das negociações;
  • Ajustes, ainda que parciais, firmados no período.

A AGU e a Eletrobras se comprometeram a protocolar o termo de conciliação perante o STF até fevereiro de 202, portanto, antes da Assembleia Geral Ordinária da Eletrobras que elegerá a nova composição dos seus conselhos de administração e fiscal.

Participação da União

A ADI nº 7.385 foi ajuizada em maio de 2023, buscando a declaração parcial de inconstitucionalidade de dispositivos da Lei nº 14.182/2021 (Lei de Desestatização da Eletrobras). Em suma, o processo discute a participação da União na direção da empresa e aspectos de governança da companhia.

Em 18 de setembro de 2024, foi determinada pelo relator da ação, ministro Nunes Marques, a continuidade das tratativas conciliatórias no âmbito da CCAF, bem como o acompanhamento dos avanços das negociações por meio da comprovação de ajustes e estágios percorridos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?