metropoles.com

“Nunca houve interferência” na Petrobras, diz ministro de Minas e Energia

Bento Albuquerque afirmou que ciclo de Roberto Castello Branco na empresa está terminando e que a saída já era avaliada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Ministro Bento Albuquerque
1 de 1 Ministro Bento Albuquerque - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nega interferência do governo na Petrobras com a troca de comando da estatal anunciada na sexta-feira (19/2). De acordo com Albuquerque, Roberto Castello Branco está “terminando” o ciclo dele na estatal, e a troca já era avaliada.

O nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para comandar a empresa é o do general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional e ex-ministro da Defesa no governo Michel Temer (MDB). Segundo Albuquerque, como o mandato de Castello Branco se encerra dia 20 de março, a troca de comando pode ser feita sem demissão.

“O presidente da Petrobras está terminando o ciclo de dois anos, no dia 20 de março. Já estava sendo avaliada uma substituição. Foi escolhido o Silva e Luna pelo excelente trabalho em Itaipu, onde ele também estava encerrando o ciclo dele”, disse Albuquerque, em entrevista ao jornal O Globo.

O ministro também afastou a tese de interferência na Petrobras e na política de preços da empresa. “Nunca houve interferência, não haverá interferência, até porque não teria como. A Petrobras tem uma governança bem clara. O próprio estatuto da Petrobras não permite isso. Não tem por que interferir e não há como interferir”, afirmou.

O anúncio do quarto reajuste no preço dos combustíveis pela Petrobras, na última quinta-feira (18/2), foi a gota d’água para a saída de Castello Branco. Pressionado especialmente pelos caminhoneiros, o presidente da República vinha dizendo que haveria mudança na estatal.

Em uma tentativa de normalizar a troca de comando, Albuquerque comparou a mudança na Petrobras com uma alteração na Procuradoria-Geral da República (PGR):

“A não recondução do Castello Branco é uma opção que o governo tem, à semelhança do que ocorre na PGR, que pode ser reconduzido ou não.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?