metropoles.com

“Nunca”, diz Datena sobre ser candidato a presidente

Apresentação contou com presença de lideranças, como Rodrigo Maia, Baleia Rossi e Ibaneis Rocha. Jornalista é pré-candidato a prefeito de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Band/Divulgação
datena
1 de 1 datena - Foto: Band/Divulgação

O jornalista e apresentador José Luiz Datena recebeu a bênção dos principais nomes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e assinou a filiação ao partido, na sede da sigla na Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (04/03/2020). No evento, o nome dele foi colocado como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

Segundo o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, a filiação de Datena terá grande importância para o projeto político do partido em São Paulo. Em seu discurso, Rossi afirmou que Datena somará bandeiras importantes à legenda. “A defesa intransigente da democracia, com olhar social”, citou.

O jornalista retribuiu com elogios ao MDB, que, segundo ele, representa a “defesa contra qualquer coisa que ameace a democracia nacional”. Datena aproveitou o discurso para falar sobre a polarização que toma conta do Brasil e resultou em ódio entre as pessoas, especialmente na internet. “Respeito a rede social, mas respeito ainda mais a liberdade de imprensa”, comentou.

Durante a saída de Datena do evento houve muita confusão. O apresentador não queria falar com os jornalistas, mas acabou ouvindo algumas perguntas, mesmo com muito barulho, deu respostas lacônicas. Ao ser questionado se seria candidato a prefeito ou vice, disse: “Um dos dois”. Depois, alguém perguntou se ele se candidataria à Presidência da República. “Nunca”, resumiu.

O agora emedebista aproveitou para afagar também o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Datena disse que respeita o mandatário e apontou que o chefe do Planalto está aprendendo quais são limites necessários. “Quem define esses limites é o povo”, afirmou.

Logo depois, Datena disse que o Brasil só crescerá “quando o presidente, o Congresso e o Supremo andarem de braços dados”. Apesar das duas afirmações, o jornalista nada no discurso pode ser visto como crítica ou recado a Bolsonaro. O apresentador recebe o apoio do presidente, mas já afirmou que não gostaria de ser candidato oficial e preferia concorrer em 2022.

São Paulo

Datena chega com a missão de aproximar o MDB do eleitorado mais carente de São Paulo, segundo as lideranças do partido. Para tanto, na cerimônia, o nome do jornalista foi apresentado como pré-candidato à Prefeitura da capital paulista. Em entrevistas, Datena chegou a falar que aceitaria ser vice em uma possível chapa com Bruno Covas (PSDB).

Para mostrar a força do novo filiado, os emedebistas receberam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Foi elogiado por Baleia Rossi e devolveu dizendo que Datena “uma das pessoas de mais respeito no Brasil” e exaltando também o MDB. Ele assinou como testemunha a filiação do jornalista.

Quem também esteve presente foi o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Para o emedebista, Datena é um homem de grande lisura e poderá fazer a diferença na vida das pessoas pela política. “É uma grande alegria receber você (Datena)”, comemorou Ibaneis.

Outros que participaram do evento foi Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e Carlos Marun, ex-ministro de Michel Temer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?