Número de municípios afetados por enchentes no RS aumentou 58% em 24h
Ao todo, Rio Grande do Sul tem 280 mil pessoas sem acesso a energia elétrica e mais de 300 mil sem abastecimento de água nos municípios
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 496 municípios que fazem parte do Rio Grande do Sul, quase metade deles, 235, são diretamente afetados pelas enchentes que destroem o estado desde segunda-feira (29/4). O número de municípios afetados aumentou cerca de 58,8% em apenas 24h.
Divulgado na manhã desta sexta-feira (3/5), pela Defesa Civil, o boletim de serviços de infraestrutura afetados pelas enchentes que arrasam o Rio Grande do Sul, aponta o estado tem, ao todo, 280 mil pessoas sem acesso a energia elétrica e mais de 300 mil sem abastecimento de água.
Somados, 157 municípios têm algum serviço de internet e telefonia sem serviço.
As aulas estão suspensas em toda a rede estadual, ou seja, 2,3 mil escolas estão sem aulas e o que impacta diretamente cerca de 173,4 mil estudantes. Do total de escolas, 195 estão danificadas e apenas 13 podem servir de abrigo.
Ainda de acordo com o documento, são 154 trechos em 68 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, que impossibilitam o tráfico de veículos e pedestres.
Vítimas nos municípios
Também foi divulgado nesta sexta-feira (3/5), que o estado do Rio Grande do sul contabiliza 31 mortos causados pelas chuvas que afetam a região desde o início desta semana. Nos 235 municípios afetados pela água, mais de 300 mil pessoas sofrem algum tipo de consequência por conta da tempestade.
Ao todo, 7,1 mil, pessoas estão em abrigos e 17 mil estão desalojadas.
O número de desaparecidos também aumentou. De acordo com a Defesa Civil, 74 pessoas estão sumidas.