Número de mortes violentas no Brasil é o menor da última década
País registrou 47.508 mortes violentas em 2022. Número só é maior que o registrado em 2011, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortes violentas no Brasil continua em queda. No último ano, foram 47.508 vítimas, registrao menor que o dos últimos 10 anos. Esse total só é maior que o de 2011.
Os dados são do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (20/7).
Os pesquisadores do FBSP calculam o que chamam de morte violenta intencional (MVI), que é a soma de homicídios (incluindo mortes de policiais e em ações da polícia), feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.
Seguindo essa lógica, o Brasil registrou uma taxa de 23,4 mortes violentas por 100 mil habitantes, uma redução de 2,4% quando se compara com o ano anterior.
Entre as regiões do país, a que teve a maior redução desses assassinatos foi a Nordeste, com 4,5% a menos, o que representou na prática 889 vidas poupadas.
No entanto, o Nordeste continua sendo a região com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes (36,8). A região Nordeste é a segunda com maior taxa (36,5).
Amazônia mais violenta
Outro recorte feito pela pesquisa é em relação aos municípios da Amazônia Legal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão.
A taxa de mortes violentas nas cidades da Amazônia legal é 54% superior à do resto do país.