metropoles.com

Número de mortes violentas no Brasil é o menor da última década

País registrou 47.508 mortes violentas em 2022. Número só é maior que o registrado em 2011, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida de Agentes de polícia na porta da delegacia de homicídios de Goiânia, Goiás - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Agentes de polícia na porta da delegacia de homicídios de Goiânia, Goiás - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O número de mortes violentas no Brasil continua em queda. No último ano, foram 47.508 vítimas, registrao menor que o dos últimos 10 anos. Esse total só é maior que o de 2011.

Os dados são do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (20/7).

Os pesquisadores do FBSP calculam o que chamam de morte violenta intencional (MVI), que é a soma de homicídios (incluindo mortes de policiais e em ações da polícia), feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

Seguindo essa lógica, o Brasil registrou uma taxa de 23,4 mortes violentas por 100 mil habitantes, uma redução de 2,4% quando se compara com o ano anterior.

Entre as regiões do país, a que teve a maior redução desses assassinatos foi a Nordeste, com 4,5% a menos, o que representou na prática 889 vidas poupadas.

No entanto, o Nordeste continua sendo a região com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes (36,8). A região Nordeste é a segunda com maior taxa (36,5).

Amazônia mais violenta

Outro recorte feito pela pesquisa é em relação aos municípios da Amazônia Legal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão.

A taxa de mortes violentas nas cidades da Amazônia legal é 54% superior à do resto do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?