metropoles.com

Número de desabrigados e desalojados recua pela 1ª vez no RS

Cerca de 10 mil retornaram às moradias. Há, ainda, 90,5 mil pessoas desabrigadas e 642 mil desalojadas no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Piccini/Getty Images
Vista aérea das ruas inundadas próximo ao museu de arte do Rio Grande do Sul após o transbordamento do rio Guaíba - Metrópoles
1 de 1 Vista aérea das ruas inundadas próximo ao museu de arte do Rio Grande do Sul após o transbordamento do rio Guaíba - Metrópoles - Foto: Matheus Piccini/Getty Images

Pela primeira vez, o número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul reduziu, conforme dados do balanço da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta quarta-feira (15/5). A contabilização da instituição apurou que aproximadamente 10 mil retornaram às moradias.

Na terça-feira (14/5), eram 651 mil pessoas desalojadas. Nesta quarta, o quantitativo reduziu para 642 mil. No mesmo intervalo de tempo, os desabrigados recuaram de 91,4 mil para 90,5 mil, de acordo com o CNM.

Os dados da Defesa Civil do Governo do Rio Grande do Sul também também indicam redução na quantidade de pessoas de pessoas em abrigos. Na tarde de terça, eram 79,5 mil, e ao meio dia desta quarta reduziu para 76,6 mil.

Os municípios têm sido atingidos por fortes chuvas desde 27 de abril. Desde então, o número de pessoas fora das moradias só aumentava.

O Guaíba, depois de bater 5,25 metros às 22h da quarta-feira (15/5), começou a recuar. A última medição disponível, registrada às 15h, foi de 5,16 m.

O Rio Gravataí também recuou 1 cm e marcava 5,82 às 16h desta quarta. Os rios Caí e Uruguai também tiveram recuo no nível. Em São Leopoldo, o rio dos Sinos chegou a ter 7,03 m das 13h às 15h, mas às 16h registrou 7,02 m.

Os números de desaparecidos também reduziram de 816 para 469. Os dados informados por municípios à CNM em relação aos prejuízos dão conta R$ 9 bilhões em perdas. No entanto, apenas 74 localidades das 449 atingidas informaram os danos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?