Número de apreensões de armas de fogo cresce 28% em 2023
Segundo dados do governo federal, o Rio de Janeiro foi o estado com mais armas apreendidas no período
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal divulgou, nesta quarta-feira (19/6), dados das apreensões de armas ilegais em operações da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O levantamento aponta que, em 2023, foram 10.935 armas apreendidas, aumento de 28% em relação a 2022, quando foram registradas 8.466. Entre janeiro e abril de 2024, o número é de 2.405.
Segundo o governo, o Rio de Janeiro foi a unidade da Federação com mais armas apreendidas no ano passado, com um total de 2.220. Em seguida, vêm Paraná (1.177), Amazonas (726) e Rio Grande do Sul (710).
Segundo o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp (Diop/Senasp), Rodney Silva, o aumento é resultado do aumento da fiscalização.
“O foco tem sido a prevenção das ocorrências de crimes mais graves, como mortes violentas intencionais, crimes passionais e crime organizado, que se aproveita desse comércio ilegal de armas e, consequentemente, fortalece o tráfico de drogas, o tráfico de armas propriamente dito e outros crimes violentos”, ressalta o diretor.