metropoles.com

Número 2 de ministério usa ato oficial para se promover na terra natal

Secretário-executivo do Ministério da Agricultura faz convite pessoal a moradores de Cáceres (MT) para evento e vai distribuir sapatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ WhatsApp
Captura de tela de logotipo de Irajá Lacerda - Metrópoles copiar
1 de 1 Captura de tela de logotipo de Irajá Lacerda - Metrópoles copiar - Foto: Reprodução/ WhatsApp

Um evento do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa) está sendo usado para promover o secretário-executivo da pasta, Irajá Lacerda, na cidade natal dele, Cáceres, interior do Mato Grosso.

Número de celular de uma assessoria pessoal de Irajá Lacerda está convidando pessoas para um evento do Mapa, em Cáceres (MT), usando a assinatura do secretário, que foi candidato a deputado federal pelo PSD em 2022. Ele não conseguiu se eleger. A cidade com cerca de 95 mil habitantes foi sua base eleitoral.

A foto do perfil de WhatsApp da assessoria é uma foto de Irajá acompanhado do seu nome, no estilo de logotipos de campanha política. No convite enviado pelo número, são solicitados nome e e-mail do morador que quer participar do evento.

“Contamos com a sua presença para enriquecer ainda mais este importante encontro. Atenciosamente, Irajá Lacerda”, diz a parte final do convite.

4 imagens
Logotipo de perfil de WhatsApp da assessoria do número 2 do Mapa
Divulgação de pauta relacionada a evento do Mapa em Cáceres com a assinatura de Irajá Lacerda
Secretário-executivo do Mapa promove a distribuição de calçados em Cáceres (MT)
1 de 4

Convite enviado para evento do Mapa com a assinatura do secretário-executivo

Reprodução/ WhatsApp
2 de 4

Logotipo de perfil de WhatsApp da assessoria do número 2 do Mapa

Reprodução/ WhatsApp
3 de 4

Divulgação de pauta relacionada a evento do Mapa em Cáceres com a assinatura de Irajá Lacerda

Reprodução/ WhatsApp
4 de 4

Secretário-executivo do Mapa promove a distribuição de calçados em Cáceres (MT)

Reprodução/ WhatsApp

O evento em questão é a Rota de Integração Sulamericana – Integração – Brasil, Ásia e Mercado Andino, prevista para acontecer na manhã desta sexta-feira (21/6), em Cáceres (MT).

A programação terá a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Arroz

O ministério conduzido por Fávaro esteve no núcleo de uma polêmica recente do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O então secretário de Política Agrícola da pasta, o ex-deputado Neri Geller (PP-MT), foi demitido após a suspeita de irregularidades na tentativa de compra de toneladas de arroz. O produto viria do exterior, segundo o governo, como forma de tentar estabilizar o preço do grão depois das enchentes no Rio Grande do Sul (que responde por 70% da produção nacional). Geller é gaúcho radicado no MT.

Mesmo que entidades do setor e produtores garantam que não vai faltar arroz, o governo federal decidiu importar o produto e fixar o preço, para mantê-lo baixo. Suspeitas de benefícios a pessoas ligadas a Geller no leilão levaram à queda do secretário. O filho do ex-deputado é sócio de uma corretora do Mato Grosso do Sul, uma das principais concorrentes do certame. Fávaro chegou a informar que ele tinha pedido para sair em meio à crise. Posteriormente, Geller negou o pedido e disse que foi demitido.

Distribuição de calçados

Voltando ao caso de Irajá, além de assinar convites para um evento do Ministério da Agricultura, ele tem realizado outras atividades em Cáceres (MT) com sua assinatura.

Neste mês, por exemplo, ele está promovendo a “Campanha Criança Feliz”, que basicamente é a distribuição de calçados da empresa Kidy Calçados para mil crianças da cidade.

“Vamos juntos calçar o futuro das nossas crianças”, diz trecho da mensagem acompanhada de um formulário para quem quer ganhar um par de sapatos.

A Rota Rondon, que é uma nova estratégia para escoar a produção do agronegócio para a Ásia, tema do evento desta sexta, é uma das bandeiras de Irajá Lacerda – também divulgada na internet em imagens com o logotipo do nome dele.

Nome forte

Quando candidato em 2022, Irajá teve, em Cáceres, 7.906 dos 54.607 que recebeu no estado. Ele abocanhou nada menos do que 17,5% do total de votos para a Câmara Federal em sua cidade natal. Na região, que fica na fronteira entre Brasil e Bolívia, ele foi um dos candidatos a federal mais votados. Ainda assim, não se elegeu.

Irajá é muito próximo do ministro Carlos Fávaro, o homem forte do PSD no MT. O nome do número 2 do Mapa tem sido cotado como candidato em algumas situações nas eleições municipais deste ano. Já foi ventilado como cabeça de chapa à própria Prefeitura de Cáceres. Além disso, seu nome apareceu como possibilidade de vice de Lúdio Cabral (PT), atual deputado estadual, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá (MT). O petista lança sua pré-candidatura no fim deste mês.

A composição entre o PT de Lula e o PSD de Fávaro na disputa em uma capital agrada tanto o presidente da República quanto o seu ministro. O petista quer fortalecer as bases de seu partido de olho em 2026 e, para isso, aposta em fazer muitos vereadores e prefeitos Brasil afora, em especial em cidades de médio e grande portes e em capitais.

Irajá, caso saia candidato em Cáceres (cidade com quase 90 mil habitantes, conforme o Censo) ou em Cuiabá (com mais 650 mil habitantes, segundo o Censo), contribuiria diretamente para o projeto de Lula e, de quebra, agradaria ao seu chefe imediato, o ministro Fávaro.

No entanto, até o momento, não há confirmação de que disputará algum mandato este ano. Até a afirmação ou negativa, Irajá segue a caminhada em busca da divulgação e promoção de seu nome em Cáceres e região.

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Agricultura e com a assessoria pessoal de Irajá, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?