metropoles.com

Novos servidores terão adesão automática nos fundos de pensão

A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar em 7 de fevereiro e passa a valer nesta sexta-feira (1º/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto colorida do prédio do Banco do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prédio do Banco do Brasil - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os servidores que ingressarem no setor público a partir desta sexta-feira (1º/3) terão adesão automática nos planos de benefícios administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar. Anteriormente, era necessário solicitar a inclusão para garantir um bônus na aposentadoria.

A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) em 7 de fevereiro deste ano. Essa medida já é realidade para entidades patrocinadas por entes federativos, como o caso dos servidores públicos de cargo efetivo na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP).

A adesão será automática, mas não obrigatória. Aqueles servidores que não quiserem ser incluídos nos fundos de previdência complementar terão até 120 dias a partir da contratação para sair.

A resolução do CNPC atende a recomendação do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reforça a necessidade de adesão automática aos planos de previdência complementar, sendo permitido o desligamento em caso de desinteresse.

A adesão automática poderá ser implementada nos planos de benefícios cujas contribuições patronais atinjam pelo menos 20% da contribuição do participante.

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, tem uma adesão superior a 96%. Na Petros, ligado aos trabalhadores da Petrobras, a inclusão ultrapassa os 85%, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?