metropoles.com

Novos ministros Fufuca e Silvio Filho herdam projetos dos antecessores

André Fufuca e Silvio Costa tomam posse nesta quarta-feira (13/9) e deverão tocar projetos caros aos ministros que deixaram as pastas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
lula e ministros
1 de 1 lula e ministros - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os ministros André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) tomam posse, nesta quarta-feira (13/9), nos ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos, respectivamente. Como titulares das pastas, os parlamentares do Centrão assumirão projetos caros desenvolvidos pelos antecessores, Ana Moser e Márcio França.

No caso dos Esportes, Fufuca receberá um ministério “turbinado” ao dividir, com o Ministério da Fazenda, a gestão das apostas esportivas, tema de disputa no governo federal. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nessa terça-feira (12/9).

Além disso, o novo titular da pasta tocará duas agendas desenvolvidas pela ex-jogadora de vôlei, voltadas para a democratização do acesso ao esporte: a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, com foco na candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027; e o grupo de trabalho Esporte sem Racismo, criado após o caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, na Espanha.

3 imagens
Ana Moser, ex-ministra do Esporte
Lula e o novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA)
1 de 3

Fufuca, Padilha e Silvio Costa Filho

Audiovisual/PR
2 de 3

Ana Moser, ex-ministra do Esporte

Wey Alves/Metrópoles
3 de 3

Lula e o novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA)

Reprodução

Depois do anúncio de que deixaria o ministério, Ana Moser também lamentou ter tido “tão pouco tempo” para desenvolver os projetos, conforme nota divulgada pela pasta.

“Esta gestão vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no governo federal, mas entende que este caminho apenas começou a ser trilhado”, destacou Moser em nota.

França, ao contrário de Ana Moser, não deixa o governo. Ele assumirá o Ministério da Micro e Pequena Empresa, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que será criado nos próximos dias.

Nos Portos e Aeroportos, Silvio Filho deverá conduzir o programa Voa Brasil, com o objetivo de incentivar o turismo nacional a partir da venda de passagens aéreas a R$ 200, segundo anunciado por Márcio França anteriormente. A estimativa é de que o programa seja oficializado ainda neste segundo semestre, com a adesão das companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

Apesar dos programas de caráter popular, os dois ministros assumirão as respectivas pastas em meio a fortes críticas nas redes sociais. A militância petista na internet não está abraçando a decisão pragmática do presidente Lula de abrir mais espaço no governo para indicados por partidos do Centrão.

Na mira das redes sociais, Fufuca e Silvio Filho seguem sob forte artilharia de petistas de perfil mais ideológico e que estão se manifestando na internet.

Futebol feminino

A ação instituída pelo ministério do Esporte, em 30 de março, prevê ações voltadas para o incentivo e a democratização do esporte praticado por mulheres no Brasil. A pasta é responsável pela implementação das ações da iniciativa entre 2023 e 2025.

As estratégias visam fortalecer a iniciativa de candidatura do Brasil para a Copa 2027. Segundo diagnóstico elaborado pela pasta, somente 19,2% das atletas brasileiras têm vínculo profissional, enquanto 4,9% contam com contrato de trabalho temporário e 1,2%, contrato de formação.

“Ao induzir iniciativas e ações necessárias para construção conjunta e planejada de um futuro mais inclusivo para meninas e mulheres no futebol, ela visa diminuir a desigualdade de oportunidades no esporte e valorizar, cada vez mais, a participação feminina”, defende o ministério.

Voa Brasil

O programa anunciado por Márcio França ainda não teve o desenho completamente definido. Contudo, o antigo titular da pasta anunciou que a expectativa é de que o Voa Brasil possa oferecer 1,5 milhão de bilhetes a R$ 200 por mês. A princípio, a iniciativa será voltada para “aposentados, pensionistas e, eventualmente, servidores públicos”.

Em julho, França detalhou que a aquisição de passagens será limitada a quatro bilhetes por pessoa, por ano, sendo cada um referente a um trecho. Latam, Gol e Azul teriam confirmado a participação no programa.

Esporte sem Racismo

O primeiro relatório do Grupo de Trabalho Técnico de Combate ao Racismo, que elabora um plano de ação do governo federal para o combate à injúria racial no esporte, foi entregue em 3 de agosto.

De acordo com as autoridades, três premissas permearam as ações: realizar  programas transversais de combate ao racismo e de promoção da inclusão da população negra nos esportes a serem executados pelos órgãos competentes da administração pública federal; propor estratégias de integração entre as políticas públicas de igualdade racial, esporte e promoção e acesso à Justiça; e promover diálogo intersetorial no âmbito governamental e com atores da sociedade civil voltado para a replicação de práticas racistas.

Além dos Esportes, o trabalho é uma iniciativa em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, chefiado por Anielle Franco, e o ministério da Justiça e Segurança Pública, de Flávio Dino.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?