Novo presidente do ICMBio toma posse com críticas ao Congresso: “Estão contra a vida”
Mauro Pires é analista ambiental do ICMBio e mestre em sociologia. Ele foi escolhido a partir de uma lista tríplice selecionada por comitê
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, tomou posse nesta quinta-feira (25/5) em cerimônia no Parque Nacional de Brasília.
Na ocasião, Mauro fez críticas às mudanças promovidas pelo Congresso em medida provisória (MP) que reestrutura os órgãos da Esplanada. Ambientalistas e indígenas acusam deputados e senadores de esvaziar atribuições dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
“É simbólico até esse evento ser hoje, depois do dia de ontem [no Congresso]. A gente está defendendo a vida, o presente, como podem ser contra isso?”, declarou o novo chefe do ICMBio.
Sob a relatoria do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), a comissão mista que analisa a MP tirou do Ministério dos Povos Indígenas a responsabilidade sobre reconhecimento e demarcação de terras indígenas. A atribuição passa para o Ministério da Justiça.
Outra alteração realizada pelo colegiado impacta o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que deixa de ser responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento público obrigatório para todo tipo de propriedade rural. A atribuição passa para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O CAR é usado para mapeamento de grilagem de terras e controle de áreas desmatadas.
O texto ainda precisa passar pelo plenário, onde os insatisfeitos pretendem reverter o quadro.
Escolha do novo presidente do ICMBio
Mauro foi escolhido na última semana a partir de uma lista tríplice selecionada entre 18 candidaturas analisadas por um comitê de especialistas na área ambiental. O grupo apresentou uma lista tríplice, com Alexander Turra, Iara Vasco Ferreira e Mauro Oliveira Pires. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teve a decisão final na nomeação.
O novo presidente do ICMBio é formado em ciências sociais e tem mestrado em sociologia. Mauro Pires é analista ambiental da autarquia, atuou como diretor de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, de Combate ao Desmatamento e secretário de Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio Ambiente.