Novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo troca PSB pelo PT
Deputado Marcelo Freixo foi o candidato de Lula (PT) ao governo do Rio de Janeiro, mas foi derrotado pelo governador Cláudio Castro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
Novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, o deputado federal Marcelo Freixo anunciou, nesta quarta-feira (4/1), a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em publicação no Twitter, Freixo, que foi candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, agradeceu à sigla e informou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT).
“Sou muito grato ao PSB. O partido cumpriu papel importante na nossa campanha para o governo do RJ, nos permitindo construir uma aliança histórica com legendas do campo progressista e do centro”, escreveu Freixo, que também fez menção ao presidente da sigla, Carlos Siqueira.
Ao anunciar a filiação ao PT, o deputado afirmou que a sigla de Lula, presidente da República, “tem papel central na consolidação da frente ampla necessária para superar o bolsonarismo”.
“A superação do bolsonarismo começa pelo RJ, seu estado de origem. Por isso, junto com o PT, vamos fortalecer o trabalho de base, dialogando com os movimentos sociais, para ampliarmos nosso alcance na sociedade e elegermos deputados comprometidos com a defesa da democracia”, concluiu.
A saída de Freixo do PSB e sua ida ao PT estavam em negociação desde novembro de 2022, após o fim das eleições, conforme adiantou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.
Freixo foi o candidato de Lula ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu para o governador Cláudio Castro (PL), que foi reeleito com 58,65% dos votos válidos.
Veja o anúncio:
Sou muito grato ao PSB. O partido cumpriu papel importante na nossa campanha para o governo do RJ, nos permitindo construir uma aliança histórica com legendas do campo progressista e do centro. Quero agradecer nominalmente ao presidente Carlos Siqueira.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 4, 2023