metropoles.com

Novo ministro do TST toma posse em cerimônia com Bolsonaro e Moraes

Sergio Pinto Martins é o novo ministro da Corte. Outros três ministros, que iniciaram o trabalho na pandemia, ratificaram as posses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igor Estrela/Metrópoles
Ministros do TST tomam posse com Jair Bolsonaro
1 de 1 Ministros do TST tomam posse com Jair Bolsonaro - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) recebeu um novo ministro e ratificou a posse de outros três, em  cerimônia realizada nesta quinta-feira (19/5). O desembargador Sergio Pinto Martins, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), assume o cargo a partir da cerimônia. Ele ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Alberto Bresciani. O evento foi conduzido pelo presidente do TST, Emmanoel Pereira.

Junto com o ministro, também tomaram posse, de forma solene, a ministra Morgana Richa e os ministros Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro, já efetivados de forma administrativa durante a pandemia da Covid-19.

A partir de agora, o ministro Sergio Pinto Martins vai integrar a 2ª Turma do TST e a ministra Morgana Richa passa a atuar na 5ª Turma. Já o ministro Amaury Rodrigues permanece na 1ª Turma e o ministro Alberto Balazeiro na 3ª Turma do Tribunal.

O nome de Sérgio Pinto foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em 5 de abril, no mesmo dia em que foram indicados os novos membros para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No dia seguinte, os nomes foram ratificados em plenário.

Encontro de Bolsonaro e Moraes

No evento, Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes se encontraram. Sob aplausos e perplexidade do público, o presidente e o ministro apertaram mãos e se cumprimentaram.

O encontro ocorre em meio a uma queda de braço entre Bolsonaro e Moraes. Eles apertaram as mãos um dia após Bolsonaro ter uma ação rejeitada no STF contra Moraes. Na segunda-feira (16/5), o chefe do Executivo federal apresentou à Suprema Corte um pedido de investigação contra o ministro por suposto “abuso de autoridade”. O relator da ação, ministro Dias Toffoli negou.

Alexandre de Moraes é relator do inquérito das fake news e Bolsonaro alega “perseguição” contra ele pelo fato de seu nome ser mantido como investigado.

6 imagens
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes
1 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles

Além disso, o presidente concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB) condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, em ação relatada por Moraes e referendada pelo plenário.

Na cerimônia formal, realizada no TST, ambos foram obrigados a se encontrar. Bolsonaro assistiu à cerimônia e, no fim, levantou-se e cumprimentou os presentes.

Em seu caminho, parou para falar com Moraes. O ministro se levantou da cadeira na qual estava e apertou a mão de Bolsonaro. Ambos trocaram um cumprimento.

Veja o momento: 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?