metropoles.com

Novo ministro diz que esporte no país tem qualidade “quase zero”

André Fufuca foi empossado como ministro do Esporte nesta quarta-feira (13/9), no lugar da ex-jogadora de vôlei Ana Moser

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado André Fufuca, do PP do Maranhão, discursa no plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 O deputado André Fufuca, do PP do Maranhão, discursa no plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), afirmou nesta quarta-feira (13/9) que o esporte brasileiro tem “qualidade quase zero” e que pretende fazer uma revolução na área. Fufuca assume a pasta no lugar de Ana Moser, em  um movimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acomodar o Centrão no governo.

“O principal objetivo e missão dada pelo presidente Lula é poder ter uma revolução no esporte nacional. Quando falo uma revolução, eu falo no começo, que é a democratização do esporte”, prometeu o novo ministro após ser empossado pelo presidente Lula no Palácio do Planalto.

“Não podemos falar numa revolução esportiva a partir do momento em que temos disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina. Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país”, prosseguiu.

Segundo Fufuca, há “muito a avançar, muito a crescer, e tenham certeza de que aqui tem um jovem com disposição, com vontade de trabalhar e com humildade para que possa crescer junto com todos o esporte nacional brasileiro”.

3 imagens
Lula e ministros André Fufuca e Silvio Costa Filho
Lula também empossou ministro Sílvio Filho, de Portos e Aeroportos
1 de 3

Lula empossa ministros no Planalto

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

Lula e ministros André Fufuca e Silvio Costa Filho

Ricardo Stuckert/PR
3 de 3

Lula também empossou ministro Sílvio Filho, de Portos e Aeroportos

Ricardo Stuckert/PR

Em seu primeiro discurso como ministro, Fufuca também homenageou Ana Moser, que deixou a pasta. Segundo ele, terá desafios à frente da pasta, um deles justamente substituir a ex-atleta de vôlei.

“É uma pessoa que dispensa apresentações, um personagem histórico do esporte nacional. Tenho certeza de que terei de me desdobrar muito para fazer com que seus sonhos, seus trabalhos e suas realizações se perpetuem no que diz respeito ao tempo em que ficarei à frente do Ministério do Esporte”, afirmou.

A cerimônia de posse pela manhã, no Palácio do Planalto, foi restrita a poucos convidados, mas haverá eventos abertos nos ministérios na tarde desta quarta-feira, ambos sem a presença de Lula.

Partidos com opositores de Lula

Indicados pelo grupo político ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os novos ministros são uma tentativa do governo de melhorar sua relação sobretudo com a Câmara, onde tem custado a aprovar seus projetos prioritários.

Assim como a posse, que foi fechada, a adesão dos partidos do Centrão ao governo é um tanto envergonhada. As bancadas não estão totalmente fechadas com o governo e há nas siglas opositores abertos de Lula, como os senadores Damares Alves (DF) e Hamilton Mourão (RS), ambos do Republicanos.

O objetivo da articulação de Lula, porém, é angariar parte dos votos dos partidos do Centrão com mais facilidade. Ainda assim, a tendência é que o governo continue precisando negociar pauta a pauta, liberando emendas e cargos, para garantir a passagem de sua agenda no Congresso.

Ao chegar a Palácio do Planalto para a posse, o líder do Republicanos na Câmara, deputado federal Hugo Motta (PB), disse que o partido tem postura independente e assim seguirá, mas que a posse do correligionário deve “estimular a bancada a continuar ajudando nas pautas que interessam ao governo”. “Republicanos sempre teve postura de independência, mas sempre procurando estar a favor das pautas em favor do nosso país”, disse ainda o parlamentar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?