Novo lote com 1,2 mi de doses de vacinas para crianças chega ao Brasil
A remessa de 1.248.000 doses da Pfizer chegou ao Brasil na manhã deste domingo (16/1). Voo saiu de Amsterdã, na Holanda
atualizado
Compartilhar notícia
Chegou ao Brasil, neste domingo (16/1), o segundo lote de vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A remessa de 1.248.000 doses tinha previsão de chegar ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 3h50, mas o voo atrasou e o desembarque foi por volta de 9h.
O voo com imunizantes saiu de Amsterdã, na Holanda, e os imunizantes foram descarregados no aeroporto com apoio da Receita e Polícia Federal. O novo lote será transportado até um centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, para depois ser distribuído às unidades da Federação.
A quantidade de vacinas que chega ao Brasil neste domingo é mesma recebida no primeiro lote, que veio ao país em 13 de janeiro. A Pfizer prevê envio ao Brasil de mais 1.818.000 vacinas no próximo dia 27, totalizando 4.314.000 no mês.
Vacinação de crianças
Neste final de semana, vários estados deram início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. No Distrito Federal, onde a campanha começou neste domingo (16/1), Carlos Adalberto Pereira da Silva, que tem paralisia cerebral, foi a primeira criança a ser imunizada contra a Covid-19, aos 8 anos. A aplicação da dose da Pfizer ocorreu às 8h deste domingo (16/1), na Unidade Básica de Saúde (UBS 5) de Taguatinga, e contou com a presença do governador em exercício do DF, Paco Britto (Avante).
Emocionada, Cleci Pereira da Silva, 37, mãe de Carlos, moradora do Areal, disse estar aliviada com o fato de o filho ter sido imunizado e incentivou outros pais a vacinarem suas crianças. “Estou muito feliz de ver ele tomar a primeira dose. A sensação é que, finalmente, meu filho está mais seguro. Desejo que todos os pais vacinem seus filhos, para que, dessa forma, consigamos vencer esse vírus. Tomem a vacina”, ressaltou a mulher.
O que você precisa saber sobre a vacinação infantil contra Covid no DF
O governador em exercício Paco Britto disse que o momento é muito importante para a população do Distrito Federal. “O GDF está trabalhando para conter o avanço da Ômicron, e a presença das pessoas hoje aqui demostra que a população do DF aderiu ao plano de imunização. A expectativa para hoje é finalizar todas as mais de 16 mil doses disponíveis. Venham vacinar crianças em respeito aos seus pais e a sua família. Vacina boa é vacina no braço”, afirmou.
Veja imagens da vacinação infantil neste domingo no DF: