Novo foco de incêndio atinge a Chapada dos Veadeiros
Local atingido pelo incêndio é de difícil acesso, longe dos pontos turísticos e da reserva ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um novo incêndio de grandes proporções voltou a queimar a vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. Os focos de incêndio tinham sido controlados há alguns dias, mas voltaram com força na tarde dessa terça-feira (17/9).
O fogo está numa região de difícil acesso e longe dos pontos turísticos da reserva ambiental. Os brigadistas estão sendo transportados por helicópteros para combater as chamas. Segundo o ICMBio, cerca de 35 bombeiros e voluntários atuam na região.
O último incêndio na região consumiu mais de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). O tamanho da área é equivalente à cidade de Vitória, no Espírito Santo. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital capixaba tem 97,1 km².
O fogo começou em 5 de setembro e só foi controlado quase uma semana depois, no dia 11. As chamas atingiram áreas dentro e fora do parque, segundo informou Nayara Stacheski, chefe do PNCV, ao g1. “Nós estamos em monitoramento, com o incêndio controlado, mas temos focos ativos no entorno do parque. Estamos monitorando e combatendo. O trabalho continua, e a operação segue ativa”, explicou Nayara.
Criado em 1961, o parque fica no nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.